A resistência - História Cap5
 Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 23 de 23
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito A resistência - História Cap5

DAQUI:
    Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Pode dizer-se que há 5 fases no automobilismo angolano:

- A 1ª, a dos Grandes Prémios: a do nascimento tardio do Automobilismo, até ao último GPA, no final de 1965.

- A 2ª, a afirmação das pequenas cidades: do marasmo que se seguiu à falta dos GPs, à afirmação dos circuitos, pilotos e escuderias de fora da capital, até ao desastre do final de 1969, em Luanda.

- A 3ª, a da revolução do Automobilismo Angolano: duas marcas, a Alfa Romeo e a BMW, fortemente representadas e encabeçadas pelos talentosos Nicha Cabral e António Peixinho e a afirmação das 6 horas Internacionais do Huambo, como prova mais importante de Angola.

- A 4ª, a do renascimento do Automobilismo Angolano: dois autódromos, maior participação estrangeira, mais "teams" a representar mais marcas, a afirmação de uma nova geração de pilotos.

- A 5ª, a da resistência, que dura até hoje.

...
    Em 1975, as corridas continuaram.
    Já com muita turbulência e até troca de fogo dentro de algumas cidades (em Luanda já havia recolher obrigatório) em Moçâmedes realizou-se como habitualmente em Março, o Circuito das Festas do Mar.
    Quem venceu foi Mabílio de Albuquerque no seu Lola T292 ex-Peixinho. Lembro-me de ver esse Lola exposto nesse ano na Autocal em Luanda. A decoração era igual à dos March da época anterior, com o patrocínio dos cigarros LIS sobre pintura dourada.

Houve mais umas quantas provas a sério, como em Malange.
    E houve também alguns ralis.

Nos anos seguintes à independência de Angola, fizeram-se muitas corridas mas quase não haviam pilotos. Também quase não haviam organizadores. As provas eram muito parecidas com as corridas "piratas". Quem tinha carro podia entrar, a par de alguns carolas com os seus carros de "todos os dias", ou outros com alguns carros de competição que ainda haviam... Entravam máquinas transformadas no quintal das traseiras, com aspecto digno de protagonistas dos filmes do Mad Max.
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 1990, um rali em Luanda

Num país em plena guerra civil, mas com Luanda em paz aparente, fizeram-se alguns ralis.
    Em 1990, foram para Luanda 2 Mazda 323 4WD ex-Mevius, campeão mundial do GrN de 1989. O que deu origem à reportagem abaixo.
    Cliquem sobre as imagens para as ampliar e leiam. Vão encontrar nomes conhecidos!

Última edição por asperezas : 06-04-2009 às 00:26
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

DAQUI:

Em 1975, as corridas continuaram.
    Houve mais umas quantas provas a sério, como em Malange.
    Houve também a "Corrida da Solidariedade" no Autódromo de Luanda.

Sabes quem ganhou?

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito da corrida da solidariedade

Sim sei!

Foi aquele A110 ao fundo no meio do parque fechado da imagem abaixo do Turza.
    Era do filho ou de António Mota Veiga ou de Alfredo Matos, não tenho a certeza... Esse A110, era um 1800-S e costumava estar parado perto do stand da BMW da Autocal.

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Tenho registos, em 1975, de uma prova TCA em Moçâmedes, ganha por Tino Pereira, no De Tomaso Pantera, Grupo 3.
    Em Malange, tenho vitória de Manecas Pereira da Silva , no Lotus Europa TC.
    Rali FNLA - N. Pinto/C. Loureiro , em Lancia Fulvia HF 1600.
    Confirmam?
    Quanto ao Grande Prémio da Solidariedade, não tenho o nome do Vencedor

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 1975

Citação Originalmente Colocado por Gusba Ver Post
    Tenho registos, em 1975, de uma prova TCA em Moçâmedes, ganha por Tino Pereira, no De Tomaso Pantera, Grupo 3.
    Em Malange, tenho vitória de Manecas Pereira da Silva , no Lotus Europa TC.
    Rali FNLA - N. Pinto/C. Loureiro , em Lancia Fulvia HF 1600.
    Confirmam?
    Quanto ao Grande Prémio da Solidariedade, não tenho o nome do Vencedor

Bom, Gusba: creio que tudo que existe sobre as provas de velocidade, é a informação recolhida do AutoMundo e que consta no SportsCar, site que muito me apraz participar!

Qto à info sobre o Rali FNLA, é assunto que ainda não "arrumei"...

De resto, este ano e seguintes, são terríveis pela falta de informação e até pela desinformação...

Eu sei que houve ralis em 1975. Vários! Era coisa que quem gostava de corridas fazia sem muito esforço com o seu próprio carro! Portanto, era normal o vizinho do lado colocar 1 "Sto-António" no carro e fazer corridas... Isto aconteceu sempre! Haviam ralis quase de 15 em 15 dias com todos os pretextos e com todos os apoios: era o Rali da Petrangol, o da Fina, o da Lusolanda, o da seguradora X, o da fábrica Y, do jornal Z, etc, etc...

Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Sim sei!

Foi aquele A110 ao fundo no meio do parque fechado da imagem abaixo do Turza.
    Era do filho ou de António Mota Veiga ou de Alfredo Matos, não tenho a certeza... Esse A110, era um 1800-S e costumava estar parado perto do stand da BMW da Autocal.
    Exactamente. Creio que o vencedor foi esse A110.
    Creio que, conduzido por Alfredo Matos.
    Esse carro é actualmente do Paulo Porto.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito o A110 vencedor do GP Solidariedade 1975

Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post
    Exactamente. Creio que o vencedor foi esse A110.
    Creio que, conduzido por Alfredo Matos.
    Esse carro é actualmente do Paulo Porto.
    Penso que esse A110 era Gr4 como o vencedor do Rali de Portugal 1973.

Tens imagens do carro actualmente?

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito os 323 de 1990

Num país em plena guerra civil, mas com Luanda em paz aparente, fizeram-se alguns ralis.
    Em 1990, foram para Luanda 2 Mazda 323 4WD GrA ex-fábrica. O que deu origem à reportagem abaixo.
    ...
    Mevius correu com os 323 GrA de fábrica em 1990. Por lapso, assim julguei que eram os 2 carros que foram para Angola...
    Como diz a reportagem, eram ex-Mevius GrN. Como tal, o post em refª foi corrigido.
    As minhas desculpas.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Ralis: a face romântica da alta competição automóvel

Já que falamos em carros de ralis, vale a pena lembrar que há 35 anos haviam campeonatos nacionais que contavam com o somatório das classificações das provas de velocidade e de rali.

Em cima do final de um fantástico Rali de Portugal do WRC, vale a pena reler a experiência de Derek Warwick de há já quase 19 anos, no início da definição do topo dos actuais tracção total:

Última edição por asperezas : 06-04-2009 às 10:16

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 1975, uma corrida no autódromo de Benguela

Para além de corridas em Moçâmedes, Malange e Luanda, também em 18 de Maio houve em Benguela.
    Não tenho quaisquer imagens de corridas ou de carros, nem conheço os intervenientes das imagens abaixo, de cerimónias do pódium.
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Penso que esse A110 era Gr4 como o vencedor do Rali de Portugal 1973.

Tens imagens do carro actualmente?
    Não tenho fotos mas vou perguntar ao actual dono...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Luís Gonçalves

Falta pouco mais de um mês, para a data de 23 Agosto, quando ocorre o GP Festas da Nossa Senhora do Monte, no Lubango, Huíla.

Eu creio que esta imagem de 2005 é de lá:

Na imagem com o Megane de Grupo A de Luís Gonçalves da SoEscapes vivia-se um certo renascer do automobilismo angolano, ainda no início da fase do pós "guerra civil".
    Mas no post mais acima do Rali Imavest, aparece também Luís Gonçalves em BMW 320 classificado no 9º lugar .
    Recorde-se que durante a chamada "guerra civil", a paixão pelo automobilismo levou alguns "resistentes" a manter a modalidade. Isto, é algo totalmente impensável em qualquer parte do mundo! Daí eu classificar esta fase como "resistência". Porque depois da independência, o automobilismo foi e ainda é praticamente uma actividade marginal, sem interesse do Estado (note-se que digo Estado, não Municípios como o do Lubango) sem estruturas federativas e sem uma única pista em condições aceitáveis a qualquer nível.
    O Lubango, por quase não ter sofrido com esse guerra, foi um dos poucos lugares onde foi relativamente seguro correr. Tornou-se com isso, na capital actual do automobilismo em Angola.
    Curiosamente, os registos mais antigos do automobilismo angolano, são precisamente os dos ralis na Huíla, no início da década de 1950.

O Megane da imagem, era excelentemente preparado aqui bem perto de Oeiras, na Carreto18 do Sr João Pais Amaral. Este meu amigo também viveu em Luanda e andou nalgumas corridas. Quando ainda era um jovem inconsciente, quis experimentar o autódromo de Luanda, ainda em obras e sem asfalto. Ele tinha um Lotus Cortina que meteu meio às escondidas no autódromo, mas que saiu de lá com grande espalhafato, tirado da escapatória de uma curva directamente para a sucata...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito cronologia

Este capítulo, não pode (pelo menos por enquanto) obedecer a uma cronologia. Porque há muito poucos elementos para tal... Por isso, mais vale pegar noutro tipo de relações e assim ir construindo algumas histórias.

Como a que se segue.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito de São Gonçalves

São, é uma amiga residente em Cela e Luanda, que conheci noutras tertúlias online.

Eis o que me contou sobre este período da "resistência":

Os karts, no Kinaxixi (centro de Luanda) foi na década de 80, e como nessa altura pouco se podia ir além de Luanda com segurança, faziamos muitas Gincanas, Karting, e motocross nas Barrocas do Miramar (Luanda, perto do cinema homónimo, por cima do porto de mar). Faziamos Rally na Zona de Quenguela Norte, onde havia as Picotas dos Poços de petróleo da FINA, e o Luis Gonçalves, meu xará (São Gonçalves e muita gente pensa que somos irmãos por causa do nome) que aparece no Megane, andou comigo nessas andanças e é pai da miuda que correu agora (2009) no Huambo. Era giro porque corriamos com os carros do dia-a-dia, alguns como eu tinhamos que os poupar, pois na segunda-feira iamos para o trabalho com o mesmo carro. Estive nessas corridas do Lubango, deu duas voltas de avanço ao Porsche de Maló Almeida (...)

Bons tempos esses, havia camaradagem com fartura, não havia em Angola nessa altura, peças para os carros, então quem tinha possibilidade mandava vir, outras emprestavamos uns aos outros, e ainda outras eram fabricadas por bons torneiros que ainda estavam cá, enfim. Fiz os Rallys da Fina, Sonangol e o maior nessa altura era o Rally IMAVEST. Corri com 1600SSS, um peugeot 404, com motor 504, e o último que fiz, foi o da Fina com um Fiat RAlly 128, cedido pela Guedal. Tive o 1º Premio Feminino, o da Classe e fiquei classificada na Geral em 5º lugar.

...

O desporto automóvel, sempre moveu multidões e passada a fase do partido único onde o automobilismo era considerado um desporto "capitalista", ou dos capitalistas viram-se forçados a aceitar a modalidade que também era popular. Iamos para o autódromo de Luanda todos os fins de semana fazer corridas por conta própria, pois nas madrugadas costumavamos ir para a marginal e dar a volta no Hotel Presidente, mas a polícia começou a andar atrás de nós, então mudámos para o futungo de Belas antes da ocupação das casas pela presidência e tivemos a mesma sorte. Foi então que começamos a ir para o autódromo, mas houve um problema, pois o pessoal que se abstinha de andar lá dentro, vinha com a adrelanina à flor da pele e aconteciam sempre acidentes por excessos e morria sempre alguém no regresso e mesmo lá havia quedas, espalhanços, e até atropelaram uma vaca, isso mesmo ou melhor... a vaca atropelou o Alfa Romeo do Brito Rodrigues. Naquela altura havia falta de carne..... e de tudo, em Luanda, então dividiu-se a vaca pelo pessoal.

Histórias.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito A Praia Morena 39 anos depois

Eu creio que o Circuito da Praia Morena se realizou pela última vez em 1971.
    A partir de então, as corridas em Benguela realizaram-se no Autódromo do Tuku Tuku, Clube Angolano de Desportos Motorizados. Mesmo em tempo de guerra em com parte significativa do autódromo em estado lastimável. Até que as corridas em Benguela pararam.
    Angola reconstrói-se por todo o lado desde há alguns anos. Mas infelizmente o Autódromo ainda não teve a mesma sorte.
    E é assim que numa cidade que já "disputou" o 2º lugar da mais importante daquele país as corridas de automóveis voltam às ruas.

Que seja um evento feliz a traga a reanimação que a cidade merece.
    Abraços para António Almeida e para todos os membros do Tuku Tuku.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito E assim se voltou a correr em Benguela

A corrida foi efectuada em sentido inverso ao habitual de há 40 anos.
    Da "torre de controlo" da prova, instalada no edifício do "porta aviões", a imagem da partida faz-nos lembrar o que eram as corridas ainda há mais tempo em alguns locais de África como Moçambique, quando concorriam juntos carros de Sport com Fórmulas e com Turismos, todos com boas diferenças de idade entre si, como se pode ver aqui.

O histórico clube organizador, o Tuku-Tuku, prestou uma singela homenagem ao seu antigo fundador, Eurico Lopes de Almeida, através de uma imagem colada num dos seus carros concorrentes.

clicar nas imagens para ampliar
    Mais em CarVice
    Última edição por asperezas : 31-05-2010 às 02:52 Razão: África em vez de africanos

Carrinho Rolamentos Clássico Ricardo Teixeira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Um par de fotos para os saudosos...

Este último Domingo no Autódromo de Luanda, estava este Hot Rod com matrícula de Benguela.

Alguém o conhece dos tempos idos?

Aparentemente é um motor V8 Chevrolet Big Block (7 ou 7,5 litros)
    Attached Images
    1970 Corvette Stingray 454 M/T

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Este último Domingo, no Autódromo de Luanda, mais uma prova do campeonato provicial de velocidade.

Grelha de partida das Supersport 600 (Sim.... o pace car é um Lamborghini)

Grelha de partida dos Turismos 2 Litros (O pace car é o mesmo)

Grelha de partida dos TGS (Um dos Radicais é V8)

O ambiente do autódromo começa a melhorar. Já vemos bandeiras, hospital de campanha, etc...
    Attached Images

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Algo diferente... correr em África é.... inesperado...
    Attached Images

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Luanda Junho 2010

Fantásticas fotos

Eu não sei se sonhei mas creio que já me mostraram esse Hot Rod e que me contaram sua história. Mas pronto, é daquelas coisas interessantes que são pouco públicas, que não correm e que não são notícia... Daí ter-se evaporado..
    Dava um Pace Car giro!

A palha. Em tempos vi fotos de cabras a competir por esses espaços com carros de competição... Ganharam?

Carrinho Rolamentos Clássico Carlos Guerra's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Não estavam a competir.

Foi em 26 de Novembro de 2006 e foram expulsas do pit lane pelo Director da Prova, porque o talho não mandou a tempo o Passaporte Técnico...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito competição pela palha

Estavam a competir pelo espaço, Carlos!

Mas o sol quando nasce é para todos etc porque os zeuzes gostam de todos os bichos...

Fantástico