Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 26 de 26

Título: Lotus em Angola

Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Lotus em Angola

Poucos lugares se podem orgulhar de terem Lotus enquanto Chapman foi vivo.
    Portugal e Angola foram dois desses lugares.
    Claro que houve uma relação directa, pois houve pessoas envolvidas em ambos locais. Mas não deixa de ser surpreendente que nas ruas de Luanda, por exemplo, haviam naquele tempo, arrisco afirmar, tantos Lotus como Triumphs... Estou a situar-me ao período anterior à independência de Angola, como é óbvio.
    Mas já antes, em 1970, Chapman tinha "encerrado" o sector dos Sport-Protótipos, como é refererido neste post...

Em Luanda, no ínício da década de 1970, circulavam todos os tipos de Elan e de Europa. As séries 2, 3 e 4 do Seven, também. Chegaram até a aparecer os Elite type 75 e os Eclat type 76.

Ei-los, os Lotus:

clicar sobre a imagem para ampliar

imagens e refs Group Lotus / Lotus ltd
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Lotus Elite

Quase posso afirmar que vi pelas ruas de Luanda os Type 14 "Elite". Há quem também o afirme, mas há também quem assegure que nunca passaram Elites por Luanda, à excepção das corridas.
    O "Elite", foi o 1ª Lotus em fibra de vidro.
    Em Luanda, competiram pelo menos 2 "Elite" em 1962. Fala-se de outra presença em 1963, mas falta confirmação.

Na imagem abaixo, o Elite de Ian Frazer-Jones. É tido como o ÚNICO Elite type 14 presente no hemisfério Sul

clicar sobre a imagem para ampliar
    Última edição por asperezas : 12-02-2009 às 06:33 Razão: "quem assegure" em x d "que ..."
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

É intenção deste tópico também abranger os Cortina-Lotus ???

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Cortina

Citação Originalmente Colocado por J P Ferreira Ver Post
    É intenção deste tópico também abranger os Cortina-Lotus ???
    Não, mas podemos abrir um tópico para falar dos Cortina Lotus.

A intenção deste tópico nem era falar dos Lotus Type 28 Cortina, mas como são realmente Lotus...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito os 1os

Os primeiros Lotus a correr em Angola, foram os dois XI destacados na imagem abaixo:
    Attached Images

Carrinho Rolamentos Clássico Spitfire's Avatar
    Data de Registo
    May 2007

Por Defeito

Estes tópicos do automobilismo em Angola são uma delícia.

Obrigado asperezas.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito ainda dos 1os

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Os primeiros Lotus a correr em Angola, foram os dois XI destacados na imagem abaixo:
    Não foram...

Numa revisão da matéria, verifico que Pierre Berchem correu em 1958, num Lotus por identificar, podendo ser Tipo "6", "11" ou até "15". Como não dei com uma imagem, permanecem as dúvidas...
    Para piorar a procura de elementos, este concorrente teve problemas mecânicos e abandonou ainda no início da prova...

Da imagem do post anterior, estão dois Lotus XI. O único a terminar corridas, é o nº6.
    Ficou em 3º na Taça Cidade de Luanda e em 5º no Grande Prémio.
    É o Lotus Eleven Climax de George Pfaff , na imagem abaixo, cedida pelo proprietário actual deste carro, Roland Servais:
    Attached Images

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Caro asperezas,

não sei se teve oportunidade de ver o fantástico Lotus 23B (ex Emílio Marta, quase de certeza mas não tenho confirmação) à venda na última edição da Topos e Clássicos.

É uma pena. Espero que este pedaço da história automobilística portuguesa/angolana fique por cá.

50 e qualquer coisa mil euros por um pedaço de história.
    Ai se eu fosse rico...
    Última edição por NetoMKIV : 28-07-2009 às 16:11

Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Aqui está ele, já em Portugal.

Foto de 2007 por António Cavaco, retirada do Mazungue.
    Attached Images

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Do 23 ex Marta

Citação Originalmente Colocado por NetoMKIV Ver Post
    Caro asperezas,

não sei se teve oportunidade de ver o fantástico Lotus 23B (ex Emílio Marta, quase de certeza mas não tenho confirmação) à venda na última edição da Topos e Clássicos.

É uma pena. Espero que este pedaço da história automobilística portuguesa/angolana fique por cá.

50 e qualquer coisa mil euros por um pedaço de história.
    Ai se eu fosse rico...

Não faço a mais pequena ideia quanto ao estado original do carro no global, considerando que em 1974-75 nas mãos de Carlos Conde, de original mostrava apenas o chassis e a frente...

Mas corrijam-me se estiver enganado: alguma vez a imprensa especializada fez ou tentou fazer um artigo sobre este carro?

Quanto ao resto, peço-lhe que não traga outros fóruns e revistas concorrentes para aqui... Em particular isto que já tinha sido abordado...

Cumprimentos,
    Última edição por asperezas : 01-11-2009 às 00:47 Razão: colocação de link

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Eis os de Benguela em Junho de 1966:
    Attached Images
    Última edição por asperezas : 01-08-2009 às 17:30

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito dos Lotus de Benguela

Benguela, como pode ser visto na imagem anterior, teve um excelente património de Lotus. Nessa imagem, o carro mais peculiar é o Elan-"SMART" (Stirling Moss Racing Team) que em 1965 pertenceu a António Peixinho, como se pode ver no tópico dedicado a este piloto.

O 23, tem uma estória conhecida contada em livro por Hélder de Sousa.

Mas Benguela também teve outros carros fora de série, como dois type 47, um deles novinho, directamente para Emílio Marta. Este, pouco o usou, pois preferiu o GT40 que comprou a Ferreira Pires alguns meses depois.

Voltaremos a estes carros.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 62, o último protótipo

Em 1969, apareceu nos circuitos europeus o sucessor do Lotus "Europa" Type 47.
    Projectado por Martin Waide, do Type 62 apenas foram produzidas duas unidades deste "Europa" especial de corridas, propositadamente com a aspecto dos Europa de série.

Foram os últimos Sport-Protótipos que a Lotus criou, por imposição de Colin Chapman, "ajudado" pelas inconstantes regras da então FISA.
    Terminado o departamento de Sport-Protótipos da Lotus, alguns dos seus técnicos fundaram a GRD (Group Racing Developments).

Depois de algum tempo parado, o carro #02 correu em 1971-72 em Portugal por Ernesto Neves.

Em 1973, após a vitória de Neves em Moçâmedes, Angola, este carro foi adquirido pelo piloto local Waldemar Teixeira que o redecorou à imagem da "JPS", com os logos do patrocínio familiar Uniprédio.

clicar nas imagens para ampliar

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 62 02 volta ao hemisfério Norte

Depois da independência de Angola, o 62 #02 voltou a Portugal e a Ernesto Neves, mas não voltou a correr.
    Em meados de 1980's readquiriu o seu aspecto original "Gold Leaf" com os respectivos rectangulos substituídos pelos do "Correio Da Manhã".

Pouco depois destas imagens, este raríssimo carro de corridas ficou na posse de um coleccionador estrangeiro.
    Consta que os 2 "62" se encontram ainda em bom estado.

Triciclo a Pedais Clássico Francisco Ferreira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Post Uma Contribuição

Triciclo a Pedais Clássico Francisco Ferreira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Carrinho Rolamentos Clássico Miguel de Estoi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Amigos, desculpem a intromissão num tópico em que não tenho nada com o que contribuir, mas esta noite está a ser uma viagem ao passado para mim.
    Eu era um dos putos que - como já vi alguem referir - corria, em Benguela, quando se ouvia ao longe o trovejar do GT 40 e do Europa a saír da Mocar, para o passeio ver passar as duas bombas reluzentes. Julgo que este era um deles e, se o entusiasmo não me está a fantasiar as memórias, levantava as rodas da frente ao arrancar em "burn", como se fosse um Funnycar.
    Lindo.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito funnycar

Seguramente não era qualquer desses dois carros.
    Eles levantavam bem a frente (típico da altura no que respeita a toda a "arquitectura" do eixo dianteiro) mas daí a levantar as rodas do chão...

Tavez fosse outra coisa como alguns "buggies" Apal com carroceria de carros de sport...

Nem mesmo aos Lotus Seven vi tal coisa e haviam bastantes sobretudo dos da última série.

Carrinho Rolamentos Clássico Miguel de Estoi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Acredito. Como disse, nem eu tenho a certeza de essa "recordação" ser ou não uma fantasia. Guardo uma imagem de alguem com um carro que julgo ser Lotus, em frente ao liceu de Nova Lisboa, estar a fazer exibições para a malta, falou-se em rodas no ar... o nosso cérebro tambem nos prega partidas, e esse tipo de fantasia é fácil de ser arquivado na "pasta" errada.
    De resto, o meu post foi saído de uma viagem inesperada a lugares e tempos remotos, como referi não tenho nada de válido a acrescentar ao tema, foi uma intromissão num tema que está a ser e - na minha opinião - deve continuar a ser tratado com a seriedade merecida.

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NetoMKIV Ver Post
    Aqui está ele, já em Portugal.

Foto de 2007 por António Cavaco, retirada do Mazungue.
    Mudou de dono, e foi enviado para Inglaterra para restaurar, mas mantem-se em mãos portuguesas.

Data de Registo
    Nov 2009

Por Defeito

Não existem fotos dos Lotus do Team LIS? Lotus Europa dourados, julgo que um conduzido pelo Helder de Sousa.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Team LIS

Viva Manuel Sá!

Existem imensas fotos desses carros.

Pretendeu-se de certa maneira fazer uma abordagem cronológica, mas que acabou baralhada como viu ...

Os Lotus LIS eram os penúltimos a entrar, uma vez que os últimos seriam os "particulares" de 1975...

Mas aqui ficam duas fotos dos Lotus Lis

Um abraço.
    Attached Images

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito filmes

A partir deste post, temos acesso a pequenos filmes onde podemos ver alguns dos carros e dos pilotos destas estórias.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito Lotus Team LIS

Citação Originalmente Colocado por manuel sa Ver Post
    Não existem fotos dos Lotus do Team LIS? Lotus Europa dourados, julgo que um conduzido pelo Helder de Sousa.
    Curiosamente não tenho filmes em que apareçam esses carros . Dá uma olhada nos que já se publicaram neste blog

Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Amigos, descobri há poucas semanas o forum, e estou neste momento a deliciar-me com algumas "estórias" que estou agora a lêr e a relembrar os meus anos de infancia que corria para a rua e para o circuito de Benguela para vêr os bolides do Emilio Marta, Antonio Peixinho, Helder de Sousa e muitos outros,...que tempos, bem hajam.
    Cps
    Torvi

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Hélder em Benguela

Bem vindo!

Quanto ao Hélder em Benguela, assim de repente não me lembro dele correr no Circuíto da Praia Morena...