O Primeiro Carro Híbrido : Lohner -Porsche em 1899
 Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 13 de 13
  1. #1
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Arrow O Primeiro Carro Híbrido : Lohner -Porsche em 1899

    O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche


    300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906.


    Em 1898, Porsche associou-se à fábrica Jakob Lohner & Co, sedeada em Viena, Áustria.

    Esta empresa que produzia Coches para o Imperador Francisco José I da Áustria, como também para os Reis da Noruega; Suécia e Roménia.

    Jakob Lohner iniciou a construção de automóveis em 1896 em Ludwig Lohner, num subúrbio junto ao Danúbio de Floridsdorf.

    O seu design, revelado em 1898, foi denominado " Sistema Lohner-Porsche ", uma carruagem com dois motores eléctricos, directamente ligados às rodas dianteiras, e tendo como fonte de energia umas baterias.


    Lohner - Porsche 1898 ( fonte: Christophorus Magazine )

    Este tipo de eixo motriz, foi facilmente adoptado às 4 rodas, pela simples montagem de outros dois motores eléctricos às rodas traseiras, e sob pedido de um Inglês: E.W.Hart em 1900.

    Em Dezembro de 1900, o Carro esteve presente no " Exposição Mundial de Paris " sob o nome de " Toujours-Contente". Apesar deste protótipo ter sido utilizado para corridas e quebrar de recordes, os 1800 kg das pesadas Baterias ilustravam os limites deste conceito de tracção.

    Todavia, ele demonstrou uma velocidade interessante quando em corrida, mas o peso das grandes baterias tornava-o um pouco relutante nas encostas mais íngremes.

    Continuando empregado pela Lohner, Porsche e seguindo a "lógica" dos anteriores resultados com o carro eléctrico, decide introduzir um veículo "misto" em relação ao conceito de transmissão, em 1901.

    Assim em substituição do conjunto de baterias, foi introduzido um motor de combustão interna, e com um gerador para fazer movimentar os motores eléctricos nas rodas e com um conjunto menor de baterias suplementares.

    Desta forma Porsche criou o primeiro veículo híbrido movido num misto de motor a gasolina e eléctrico.

    300 unidades "Lohner-Porsche" em chassis foram vendidas até 1906, sendo a maior parte delas com tracção FWD ou camiões RWD, autocarros e carros de bombeiros. e alguns autocarros 4WD .

    Com velocidades superiores a 56km/h, tornou-as " carruagens velozes" e derrubando vários recordes austríacos.

    Inclusivé participando e ganho o " Exelberg Rally em 1901 com Porsche a pilotar ele próprio um veículo híbrido FWD .

    E de vários melhoramentos encetados por Porsche, note-se a adopção de motores mais potentes de origem Daimler e Panhard, que provaram
    serem suficientes para o incremento de uma maior velocidade máxima e por conseguinte com outras quebras de recordes de velocidade.

    Em 1905, Porsche foi reconhecido como um Engenheiro Automóvel mais inovador, ganhando o " Poetting Prize " na Áustria.

    Curiosamente, durante o seu serviço militar, em 1902, Porsche serviu de Chauffer do Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria, o mesmo que quase uma década depois foi assassinado e sendo este a faísca que despoletou a I Grande Guerra Mundial.

    (source: >internet)


    1898 Lohner Porsche Hybrid wheel electric engine





  2. #2
    Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Jul 2008
    Idade
    30
    Posts
    146

    Por Defeito

    muito bem elaborado este historial!!!
    nem fazia a minima ideia que outrora existiam já Hibridos!

  3. #3
    Futuro Clássico Antonio Mendes Silva's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007
    Localização
    Coimbra
    Posts
    3,465

    Por Defeito

    Excelente tópico!
    DS21 C-Elysee 1.6HDI Mini 1.3i

  4. #4
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por sparow Ver Post
    muito bem elaborado este historial!!!
    nem fazia a minima ideia que outrora existiam já Hibridos!
    Obrigado.

    Fi-lo com base em vários textos em inglês.

    Traduzi da melhor forma possível.

  5. #5
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Antonio Mendes Silva Ver Post
    Excelente tópico!

    Caro António M. Silva;

    Obrigado.

    Abraço

  6. #6
    Triciclo a Pedais Clássico PedroMarques's Avatar
    Data de Registo
    May 2008
    Idade
    31
    Posts
    20

    Por Defeito

    Já no seculo XIX a Porsche inovava!

    Pena não se ter investido mais...
    '91 BMW E32 730i

  7. #7
    Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Jan 2007
    Localização
    V N Gaia
    Idade
    43
    Posts
    465

    Por Defeito

    Obviamente o conceito de híbrido não encaixa totalmente nesta excelente recolha do Sr.Ireneu
    A tracção mecânica-eléctrica é aqui explorado, como foi e ainda é nas locomotivas diesel, dispensando caixas de velocidades de elevada dimensão.
    De louvar, e surpreendente, a pequenez e simplicidade dos motores na roda!
    100 anos depois ainda é novidade

    Um tópico essencial!
    Amar os antigos é prever o futuro

  8. #8
    Triciclo a Pedais Clássico Albmgo's Avatar
    Data de Registo
    May 2007
    Localização
    Santa Maria da Feira
    Idade
    57
    Posts
    15

    Por Defeito

    Boas

    Grande artigo de um dos SENHORES da Industria Automovel e sobre uma das suas primeiras invenções revolucionárias.

    Se algumas invenções são imediatamente aplicadas outras só mais tarde são reconhecidas.

    Saudações

  9. #9
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Por Defeito

    Caro Pedro;

    Sem dúvida.

    Ainda recentemente, o jornal " O Público " e revistas do mundo automóvel trouxeram o tema, dos carros eléctricos como a " resposta " às necessidades mundiais, e ao dilema das fontes energia renováveis vs Poluição...

    Cada vez mais será o automóvel do séc XXI...

    E como ficarão os de motor Otto, wenkel e Diesel ?

    E nós, no futuro, obrigados pelo governo a " abandonar " ou a " abater " od nossos clássicos, que na altura, poderão ser muito mal vistos ???

    Espero bem que não...

    cump.





    Citação Originalmente Colocado por PedroMarques Ver Post
    Já no seculo XIX a Porsche inovava!


    Pena não se ter investido mais...

  10. #10
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Thumbs up

    Obrigado Telmo;

    Ainda bem que gostou do tópico. Acho um tema muito interessante, ainda para mais nestes dias, onde o assunto voltou " aos escaparates " !

    O Génio de Ferdinand Porsche não nos deixa de surpreender...

    PS - Se fosse possível escolher, dos vários génios da mecânica, escolhia conhecer o Ferdinand Porsche, e o Vittorio Jano ! Sem dúvida !


    cump.



    Citação Originalmente Colocado por telmo744 Ver Post
    Obviamente o conceito de híbrido não encaixa totalmente nesta excelente recolha do Sr.Ireneu
    A tracção mecânica-eléctrica é aqui explorado, como foi e ainda é nas locomotivas diesel, dispensando caixas de velocidades de elevada dimensão.
    De louvar, e surpreendente, a pequenez e simplicidade dos motores na roda!
    100 anos depois ainda é novidade

    Um tópico essencial!

  11. #11
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Por Defeito

    Obrigado.

    Sem dúvida que o genial Ferdinand Porsche não pára de nos surpreender.

    Pois, acima de tudo, era um homem de projectos, de " encomendas " difíceis

    que aguçava a sua vontade e aplicação dos seus conhecimentos, para inovar...

    ( embora fosse acusado, de "plágio " no motor boxer, pelos checos da Tatra... )

    Note-se a título de exemplo, a sua colaboração com o Rudolf Hruska no projecto " Cisitália "...

    Até aos Porsche de Gmund...


    Citação Originalmente Colocado por Albmgo Ver Post
    Boas

    Grande artigo de um dos SENHORES da Industria Automovel e sobre uma das suas primeiras invenções revolucionárias.

    Se algumas invenções são imediatamente aplicadas outras só mais tarde são reconhecidas.

    Saudações

  12. #12
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Thumbs up

    O Primeiro Carro Híbrido - Lohner - Porsche


    Ainda tive esperança do Adelino Dinis convidar-me a dar uma voltinha de Lohner -Porsche !

    Simplesmente uma " peça " absolutamente essencial na história automóvel.

    Grande sortudo !

    Parabéns !

  13. #13
    Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Localização
    Ilha da Madeira
    Posts
    1,868

    Por Defeito

    Caro Adelino:

    Curioso que na foto supra, no 1º post, o Lohner-Porsche não apresenta os dois motores De Dion...

Tópicos semelhantes

  1. A VW e a Porsche que relação com a empresa REUTTER?
    Por Marco Pestana na secção Conversa da Garagem
    Respostas: 6
    Último Post: 30-01-2011, 18:40
  2. O primeiro carro a circular na Ilha da Madeira...1904
    Por Marco Pestana na secção Fundo do Baú
    Respostas: 11
    Último Post: 26-04-2009, 21:10
  3. O meu primeiro carro
    Por DiogoMagalhaes na secção A nossa garagem - Geral
    Respostas: 0
    Último Post: 28-10-2008, 19:04

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.