Capri RS 2600 em Angola
 Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 16 de 16
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Capri RS 2600 em Angola

Houve muitos (dentro do que representa tal para uma produção de centenas) RS 2600 em Angola.

Dos 1os, haviam vários, talvez 3 pelas ruas de Luanda. Depois, dos 2os, com injecção, haviam talvez 5...

Lembro-me de um ou mais cinza com capot preto dos 1os. Dos 2os, lembro-me de vários: 1 vermelho, 1 laranja, 1 amarelo, 1 azul, 1 branco... Isto nas ruas, todos os dias. Desconheço se algum destes também correu.

Depois, apareceram também alguns 3100 RS, que vinham equipados com umas "persianas" horrorosas no vidro de trás, para além daqueles spoilers duvidosos na mala...

Em competição, correram vários com "original look". Como a produção não chegou para os homologar para Gr1, os RS2600 eram Gr2 de origem.

Dos "full Gr2", houve 1 do Teixeira da Silva. Há quem garanta que foram 2: 1 "original works" e outro preparado pela Grab, o tal que correu em Portugal pelo próprio Teixeira da Silva.
    E aqui, é que as dúvidas aparecem: porque há quem defenda que houve apenas 1 RS2600 "full Gr2" que foi 1º cinzento com capot azul-escuro e depois azul e branco como na foto abaixo; há quem defenda que foram dois, como atrás está escrito, mas que depois ficaram esses dois com deco azul-e-branca; há ainda quem defenda que o que correu em Portugal, nunca foi a Angola, etc... E há ainda quem defenda que o 2º "full Gr2" era feito em Angola, ou seja, um 3º RS "full Gr2" ...
    Certo, é que eu vi uma corrida com 2 "full Gr2" em Luanda. E um era cinza e outro azul-e-branco.
    Essa corrida, foi ganha por Teixeira da Silva neste carro:

Última edição por asperezas : 22-10-2008 às 22:33
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Um RS mto especial

Só para aguçar o apetite
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 1972, Luanda

Na imagem do post anterior, um RS2600 aparentemente normal, mas mto vitaminado e preparado para competição, nas 6h do Huambo de 1972.

Agora, uma imagem de Luanda (em Agosto, creio) de uma coisa que tinha corrido no ETCC:

E um recorte de uma reportagem sobre outra prova do mesmo ano, no mesmo autódromo:

Abaixo, duas imagens dessa prova
    Attached Images
    Última edição por asperezas : 28-10-2008 às 13:14

Triciclo a Pedais Clássico tiffosi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Olá boa noite ,
    recordo-me bastante bem mesmo na minha tenra idade de ter andado nesse Ford Capri Rs 2600 com o meu pai Flávio Santos e que era pilotado por Teixeira da Silva , nunca esquecerei os cheiros e sons deste e de muitos outros nos quais tive a sorte de andar , dada a ligação do meu pai com a Mocar e irmãos Fraga.
    Jamais esquecerei , sinto-me abençoado ,

Assim como cheguei a circular em Cascais num RS 2600 Vermelho vindo de Angola mas a versão cívil e que não tinha documentos , da última vez que o vi estava abandonado ...

Obrigado
    Flávio Santos

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Oct 2007

Cool Capri abandonado

Caro Flávio, se esse Capri está abandonado, será que se pode saber em que condições se encontra actualmente.

É um carro fabuloso, e se não estiver muito 'maduro', e não for preciso 'muita fruta' para o comprar..., posso estar interessado nele.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tiffosi Ver Post
    ...
    recordo-me bastante bem mesmo na minha tenra idade de ter andado nesse Ford Capri Rs 2600 com o meu pai Flávio Santos e que era pilotado por Teixeira da Silva , nunca esquecerei os cheiros e sons deste e de muitos outros nos quais tive a sorte de andar , dada a ligação do meu pai com a Mocar e irmãos Fraga.
    Jamais esquecerei , sinto-me abençoado ...
    calculo... Mas qual dos 3 RS ali de cima, Flávio?

Assim como cheguei a circular em Cascais num RS 2600 Vermelho vindo de Angola mas a versão cívil e que não tinha documentos , da última vez que o vi estava abandonado ...
    Se for 1 que estou a pensar, vermelho-laranja de injecção, foi restaurado... Não sei de mais detalhes...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito filme com 1 RS 2600 nas 6 Horas de 1972

Nas 6 horas de Nova Lisboa, Huambo, participou um RS 2600 muito especial. Aparentemente era uma versão cliente, mas de facto era um carro de corridas.
    Para esta prova, esteve inscrito um "full Group 2" de Teixeira da Silva com Rolf Stommelen como piloto convidado. Diversas vicissitudes impediram a participação deste carro.

Para aceder ao filme, clicar na imagem:

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Grupo 1 e Grupo 2

Os Capri RS são Gr2 de série, porque nunca existiram em quantidades para homologação em Gr1.
    Em Angola, existiram os 1os, depois os 2os com Injecção e finalmente os RS3000.
    Depois vieram os novos Capri II e mais alguns RS.

Para correr em Grupo 1, em 1972 foram directamente de Colónia vários 2600GT, dos quais se podem ver alguns neste post. Alguns meses depois, o representante local fazia correr em Gr1 alguns 3000GT.
    Última edição por asperezas : 11-09-2010 às 17:43 Razão: post incompleto

Carrinho Rolamentos Clássico Ricardo Teixeira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Para correr em Grupo 1, em 1972 foram directamente de Colónia vários 2600GT, dos quais se podem ver alguns neste post. Alguns meses depois, o representante local fazia correr em Gr1 alguns 3000GT.
    O meu tio há uns anos atrás, preteriu um Capri 3000 GT com cerca de 18.000kms por um 2600GT todo mal amanhado... porquê? O carro é só adrenalina...

Consta-se (até onde se pôde apurar) que era um dos Gr1 de Angola.... o facto é que tem um pulmão muito interessante...

Ainda tenho uma queimadura no braço dele, por andar a afinar o ponto do motor após reconstrtuir o carburador no final do restauro...

O carro está lindo....
    Attached Images
    1970 Corvette Stingray 454 M/T

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 2600 GT ex Gr1?

Obrigado pela visita e pelas imagens!

O Capri que nos apresenta, é um mk2. Repare que não disse Capri II, que já esse é o outro Capri que correu no Europeu de Turismos até aos anos '80.
    Diferenças exteriores mais visíveis, são as ópticas mais largas e consequente redesenho de capot, piscas frontais e traseiros totamente diferentes dos da 1ª versão e falsas grelhas laterais muito mais pequenas.
    Na imagem abaixo, é visível 1 Mk1, feito em Colónia para correr em Gr1. O importador destes carros, a Mocar, substituíu-os mais tarde pelos 3000. Mas também não eram "muscle cars" para andar na rua...
    O certo, pelas reportagens da época e pelos relatos de memória dos seus protagonistas, é que esses Capri tinham sofrido tanto pelos circuítos citadinos com partes dignas do TT, que só lhes faltou largar peças pelo caminho...

O que nos apresenta, terá corrido pelas mãos de um "particular" e houve muitos!
    Era interessante saber quem foi! :-)
    Attached Images

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Por acaso não tinha conhecimento de Mk1s na versão 2600GT... pensava que tinham saído apenas na Mk1 1/2 (como dizem os ingleses)

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    O que nos apresenta, terá corrido pelas mãos de um "particular" e houve muitos!
    Era interessante saber quem foi! :-)
    Bem, o que descobri foi a matrícula original: AAH-24-29

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Mk I, II, etc

Citação Originalmente Colocado por Ricardo Teixeira Ver Post
    Por acaso não tinha conhecimento de Mk1s na versão 2600GT... pensava que tinham saído apenas na Mk1 1/2 (como dizem os ingleses)
    Mas sim, houve esse e muitos mais!

O problema das designações nunca foi correctamente assumida e comercialmente o Capri I mk2 ou 2º Capri ou 2ª versão, foi também designado por ... BIS.
    Toda esta aparente confusão, nasce do facto de haver duas sedes de produção, a inglesa e a alemã.
    Na inglesa, usaram motores dos Ford ingleses, maioritariamente em linha, como os do Cortina.
    Na alemã, usaram motores alemães, como os dos Taunus, maioritariamente em V.
    Haviam assim, vários modelos aparentemente iguais entre si e com a mesma cilindrada, mas afinal, muito diferentes!
    Em Angola, haviam 2 represententes da Ford, a Robert Hudson que vendia sobretudo produtos americanos, e a Mocar. A esta distância e sem base documental, não posso dizer qual vendia os Taunus e os Capri alemães... No entanto, a Mocar tinha uma ligação muito forte aos produtos ingleses, e patrocionava os Lotus como os do Team Lis (Team ETA Mocar). Mas também, como se pode ver por algumas imagens aqui colocadas, era a Mocar que estava na base dos Capri de competição! E os Capri que corriam sob a "bandeira" da Mocar eram de proveniência alemã...

Voltando à confusão dos motores de arquitectura diferente para a mesma cilindrada, essa acabou com 2ª a versão (BIS). Para além dos aspectos que já foquei, há de facto um redesenho para efeitos mecânicos (motor), o que só por si justifica uma outra identificação de produto...

O "Capri II" (1974) é já um carro quase totalmente novo, mas o "Capri III" não é mais do que uma evolução do Capri II... Critérios...

Citação Originalmente Colocado por Ricardo Teixeira
    Bem, o que descobri foi a matrícula original: AAH-24-29
    Cerca de 1973, portanto. Hei-de tomar atenção às fotos que por aqui tenho.

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Agora algumas actualizações.

Finalmente encontrei um RS2600 pra minha garagem!

http://portalclassicos.com/foruns/in...ial-one.26581/

Supostamente foi de Angola para Portugal.

Cumprimentos,
    R

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Entretanto, sobre os que correram em Angola, o que fui descobrindo ao longo deste tempo é que Capri RS2600 fábrica, apenas existiu (e existe) um!

É o carro que entrou em Angola com as cores da equipa oficial Ford Cologne em 1971 (prateado com a parte superior em azul), trazido pelo Teixeira da Silva. Normalmente corria com o numero 22. Posteriormente foi pintado com azul e branco, as cores da Frod em 1972,

Esse carro tinha todas as especificações full grupo 2, tais como as jantes BBS, a caixa ZF de 1ª pra trás, corpo de guilhotinas, etc...

Actualmente é propriedade do Sr. Sá Siva, pai dos Pilotos (Luis Sá Silva - GP2) e Paulo Sá Silva (CNV - Radical SR3) e terá o restauro iniciado em breve.

Cumprimentos,
    Attached Images

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Entretanto, Waldemar Teixeira, que corria com um (agora raríssimo) RS2600 pré-série - sim daqueles primeiros 50 que foram montados para homologação e apelidados de "Plastikbombe" - tentou actualizar o seu carro nas oficinas da MOCAR copiando alguns detalhes do carro acabado de chegar. Algumas fotos vê-se o carro original e posteriormente com aspeto Grupo 1 e meio..... com alargamentos mas ainda com jantes Minilite. Normalmente corria com o número 23.

Para quem não sabe, os "Plastikbombe" tinham aberturas abaixo da matricula, guarda-lamas batidos para fora, jantes Minilite, portas de fibra com janelas de correr....

É de consenso em Luanda que este carro foi-se degradando até ao ponto de ficar completamente destruído e acabar por desaparecer.

Cumprimentos,
    Attached Images