Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 21 de 21
  1. #1
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito Schnitzer em Angola

    Consta que o 1º grande cliente dos irmãos Schnitzer, foi a Autocal, representante da BMW em Angola.

    Nunca vi, mas conta-se que em reconhecimento por essa "ajuda", a Schnitzer colocou nos seus carros do ETCC, um logo "Schnitzer - Autocal".

    Os BMW Schnitzer, apareceram em Angola em 1969.

    Há quem afirme que o único 2002 "original & full Schnitzer", é o do Altino Fraga, Nº 18 do Palanca Negra 1969 da imagem abaixo (clicar para ampliar) :



    Este 2002, é o que vai pertencer mais tarde a António José Oliveira, mecânico da Autocal, que o traz depois para Portugal.

    Em 1970, a Autocal requisita à Schnitzer a preparação de inúmeros 2002 para velocidade, tanto para Gr1, como para Gr2, como ainda para ralis.

    Para além das transformações mecânicas, todos os Gr2 da Autocal, levaram capots, tampas das malas e portas em fibra de vidro.

    Em 1970, é levado pelos Schnitzer, um BMW2800cs para as 6h do Huambo, que é "reprovado" pelo Nicha, que prefere correr com um 2002.

    Em 1971, Nicha leva para Angola um outro BMW2800cs "original & full Schnitzer", para bater o Alfa T33 2,5l.

    Em 1973, a SOCOÍNA-EMACO e a AUTOCAL basicamente estão no Clube do Autódromo e com o Lola T292 Schnitzer. Os 2002 de velocidade, ficam a cargo dos Teams TECAR, HED e outros.
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232



  2. #2
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito O 2002 de António Oliveira

    António José Oliveira, corria num Ford Escort GT, tanto em ralis como em velocidade.

    Até que adquiriu o BMW branco e vermelho, supostamente o 1º "full Schnitzer Gr2".

    Abaixo, uma sucessão de fotos, que mostram esse carro na grelha de partida das 6H do Huambo de 1969, que venceu nas mãos de Álbio Pinto e de José Lampreia.

    A seguir, já na posse de Oliveira, nas 6h do Huambo de 1972.

    Depois, numa prova em Luanda, em1973.

    E finalmente, na oficina dos Vitorinos, os mesmos de Luanda, mas agora na Amadora. A imagem é de 1977, e o carro está prestes a ser convertido em "Gr5" para Carlos Silva, que o decora com a marca de camisas "Mankind".

    Este 2002, foi o "BM" da minha perdição.

    Era para mim o mais bonito, porque estava sempre brilhante e impecável, ao contrário dos outros BM's de Gr2, que pareciam sempre ter ido à guerra.
    Para além disso, era aquele que eu achava mais bem decorado (hoje já não penso assim) com todas aquelas riscas vermelhas sobre fundo branco.
    E havia outra razão: é que este BM, passava TODOS os dias à porta da minha casa.
    Entre 1969 e 1972, subia a Av Luís de Camões (hoje Rua da Missão) com grande alarido. Bastava ouvir 1 carro de corridas "assoprar", que eu corria logo para ver qual era. Assim, via-os todos, todos os dias...
    Com este BM, faziam uma coisa estranha, para além de subir esta avenida como loucos: à chegada lá acima ao Kinaxixi, travavam aos "Sss"...
    Seria o próprio A. Oliveira quem andava com ele?

    No autódromo de Luanda, em Maio de 1973, tinha* a certeza que sim.
    Mas o público, pouco conhecedor e muito dado a vibrar com boatos, dizia que era o Nicha.
    Porque António Peixinho passou a corrida toda a brincar com aquele "pobre" BM...
    Portanto, povo+BM+Alfa = Nicha x Peixinho, nem que venha o mais pintado dizer que não, quanto mais 1 miúdo de 12 anos...

    Quem conhece minimamente António Peixinho, sabe como ele está 90% das vezes a brincar, mesmo quando está a sério.

    Mas para a "malta", foi um espectáculo vibrante ver o BM fugir sempre nas rectas e ser ultrapassado sempre nas curvas...

    *tinha, porque não era Oliveira, ele que também assim pensava ainda há dias. De facto, o carro estava cedido a Jorge Pego por essa altura.
    Attached Images
    Última edição por asperezas : 27-10-2008 às 00:20
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  3. #3
    Carrinho Rolamentos Clássico chanceler's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008
    Localização
    Santo Tirso
    Posts
    244

    Por Defeito

    Na revista concorrente (Topos & Clássicos) deste mês, tem um bom artigo sobre esta "história"...
    Luís Melo BMW 520(E12) - 1974

  4. #4
    Carrinho Rolamentos Clássico jabardini's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Idade
    41
    Posts
    88

    Por Defeito

    E posso adiantar que mais novidades estão já preparadas para breve!...
    Mas eu não sou de intrigas!...

  5. #5
    Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Localização
    Norte de Portugal ...
    Posts
    574

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por jabardini Ver Post
    E posso adiantar que mais novidades estão já preparadas para breve!...
    Jabardini,
    Por acaso na altura ligámos para um "consultor" deste fórum...
    Sem esquecer o pormenor do magnífico "requeijão com compota"... mas se calhar só para Dezembro...
    É que ALGARVE oblige...

  6. #6
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito telefone

    pois, malandros!

    Mas 'MiniRacer', não sei se reparaste neste recorte:



    Lê acerca do aspecto e do cuidado do 2002 do Oliveira...

    Curioso, que reparei hoje que em 1972, Oliveira correu com esse Gr2, num team denominado "Trevauto FINA"...
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  7. #7
    Carrinho Rolamentos Clássico jabardini's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2008
    Idade
    41
    Posts
    88

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post
    Jabardini,
    Por acaso na altura ligámos para um "consultor" deste fórum...
    Sem esquecer o pormenor do magnífico "requeijão com compota"... mas se calhar só para Dezembro...
    É que ALGARVE oblige...
    A chamada para o consultor é verdade. Eu estava lá e vi!

    Esse requeijão com doce de abóbora foi o culminar de um belo repasto regado com muita conversa sobre clássicos e seus pilotos, acidentes, preparações, algumas revelações mais ou menos indiscretas, tendo sido mais um belo dia de regresso ao passado.

    Se é para Dezembro ou Junho não importa. Vai ser seguramente mais uma crónica marcante. Venha mas é o "Allgarve" e as seguintes!
    Mas eu não sou de intrigas!...

  8. #8
    Triciclo a Pedais Clássico tiffosi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007
    Idade
    49
    Posts
    10

    Por Defeito

    Bmw´s que carros fantásticos ,
    Tanto os Schnitzer como os Alpina , e em relação aos Alpina o meu pai foi possuidor de um BMW 1600 Ti ALPINA que correu com ele num dos Rallies da Schell em Luanda , possuo fotos desse mesmo carro nessa prova , que carro.
    Em relação aos Schnitzer lembro-me do que era do Esperto que julgo que é o que está na SPORTSCLASSE do Jorge Nunes filho do honroso Américo Nunes para venda e que hoje é todo vermelho , senão me engano ainda lá está ...

    Obrigado

    Flávio Santos

  9. #9
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito 2002 de Esperto

    Exacto, parece que está e vai estar...

    E talvez venha a ter uma configuração mais antiga...
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  10. #10
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito Autocal antes e depois

    A Autocal, tinha várias instalações em Luanda.

    O stand da BMW, ficava num edifício antigo, do lado da igreja da Sé, à esquerda, para quem via as fachadas destes edifícios.
    Era lá que eram expostos os BMW após as competições. O Lola T292, fase Clube do Autódromo e fase Mabílio, também.

    Na 1ª imagem, detalhe duma foto de casamento, tomada no jardim da igreja.
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  11. #11
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito depois

    ... nesse espaço, funciona agora a Unicar:
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  12. #12
    Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Feb 2008
    Posts
    486

    Por Defeito

    Caro Asperezas

    A foto em frente à Sé é certamente em Luanda, mas se não tivesse avisado ninguém diria, os carros estacionados têm todos matrículas da Metrópole.
    O Ford Zephyr começa por AI- , O Mini por IC- e o Cortina por DH-.
    Isto era comum ou é pura coincidência ???

  13. #13
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito da metrópole

    Citação Originalmente Colocado por J P Ferreira Ver Post
    ... A foto em frente à Sé é certamente em Luanda, mas se não tivesse avisado ninguém diria, os carros estacionados têm todos matrículas da Metrópole.
    O Ford Zephyr começa por AI- , O Mini por IC- e o Cortina por DH-.
    Isto era comum ou é pura coincidência ???
    ora nem eu tinha dado por isso!!!
    [penso alto: (que mania esta gente dos carros verem logo matrículas e tudo...)]

    É curioso, que os carros são antigos para a data da foto (1973), mas se ali estavam carros levados da "metrópole" foi decerto porque os seus proprietários tinham ideias de ficar uns anitos...
    Mas veja que organismos haviam logo ali à frente da Sé, Igreja dos Remédios:
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  14. #14
    Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Localização
    Norte de Portugal ...
    Posts
    574

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Exacto, parece que está e vai estar...

    E talvez venha a ter uma configuração mais antiga...
    Caro Asperezas

    No outro dia falei com uma pessoa que diz ser ele (e mostrou fotos do carro) o possuidor do 2002 ex. Miguel Correia/Mabílio/Raúl Esperto.

    Sabes alguma coisa sobre isso?

  15. #15
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post
    Caro Asperezas

    No outro dia falei com uma pessoa que diz ser ele (e mostrou fotos do carro) o possuidor do 2002 ex. Miguel Correia/Mabílio/Raúl Esperto.

    Sabes alguma coisa sobre isso?
    Li e vi alguma coisa e tenho todas as dúvidas.

    Quanto a Mabílio, tanto quanto é sabido, usou não 1 mas vários 2002 Gr2 que antes eram destinados a Nicha...
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  16. #16
    Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Localização
    Norte de Portugal ...
    Posts
    574

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Li e vi alguma coisa e tenho todas as dúvidas.
    Esse BMW cor de laranja creio que esteve à venda em Melgaço - Alto Minho...

    Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Quanto a Mabílio, tanto quanto é sabido, usou não 1 mas vários 2002 Gr2 que antes eram destinados a Nicha...
    OK não duvido que tenha guiado mais do que um, mas ESSE foi o que ele comprou ao Miguel Correia para a época de 1971.
    Confirmado pelo próprio Miguel Correia

  17. #17
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post
    Esse BMW cor de laranja creio que esteve à venda em Melgaço - Alto Minho... ...
    ... ESSE foi o que ele comprou ao Miguel Correia para a época de 1971.
    Confirmado pelo próprio Miguel Correia
    Não queres desenvolver sobre o percurso deste carro?

    Mais uma imagem do stand BMW - Autocal:
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  18. #18
    Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007
    Localização
    Norte de Portugal ...
    Posts
    574

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Não queres desenvolver sobre o percurso deste carro?

    ... tu sabes muito mais do que eu sobre isso...

    O carro foi comprado em 1969 por Miguel Correia. Era amarelo torrado com duas faixas pretas de lado.
    Foi preparado pelo alemão Jurgen Grahser.
    A matrícula era a PN-64-82.

    Em 1969 e 70 Miguel Correia utiliza-o no Campeonato Nacional.

    Em 1971 o carro é vendido a Mabílio Albuquerque que o leva para Angola e com ele faz essa época e a seguinte. Provavelmente Mabílio também guia nalgumas provas alguns dos vários outros 2002 que existiam em Angola.

    Em 1973 o carro é vendido a Raúl Esperto.
    A matrícula curiosamente mantém-se PN-64-82, mas haveria também outro registo local.
    Nesta altura o carro já é branco e é habitualmente denominado "2002 Schnitzer", provavelmente porque foi levando peças fornecidas por esse preparador alemão.

    Em 1975 Raúl Esperto e António José Oliveira regressam a Portugal e trazem os seus 2 BMW.
    A estreia dá-se em Agosto em Vila do Conde. Ambos abandonam a prova por avaria.

    Em 76 Esperto faz ainda algumas provas com o carro.

    A partir de 77 e até 81 os 2 BMW de Esperto e Oliveira são conduzidos por pilotos ligados à "Venâncio Automóveis" do Pai dos irmãos Petiz.

    Alcides Petiz, Hernâni Soares e Jorge Santos são os pilotos mais assíduos.
    Mas depois vou ter que ver nos meus apontamentos "qual" foi de facto o que conduziu o ex. carro de Esperto.

    Nesta altura o dono do carro seria já o próprio Venâncio. O chefe de oficina (ainda hoje) é um antigo funcionário da Autocal, muito amigo de Oliveira, Esperto (que abriram uma oficina juntos), Angelino Ferreira, Jorge Santos e muitos outros homens "da BMW" que vieram de Angola.

    Entretanto com o fim dos Grupo 5 ... o carro "despareceu do mapa"...

    E não me atrevo a dizer mais nada...
    Quanto ao resto só o futuro ...

  19. #19
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito do mistério do 2002 tuga

    Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post
    ... tu sabes muito mais do que eu sobre isso...
    Eu acho que ninguém sabe ao certo de coisa alguma... Nem os próprios protagonistas...
    ...Provavelmente Mabílio também guia nalgumas provas alguns dos vários outros 2002 que existiam em Angola.
    Não é provalmente! Foi mesmo! Vê o exemplo do Circuíto da Restinga, Lobito, 1971...
    Abaixo, uma imagem das 6h do Huambo 1972, supostamente com esse carro, mas sem matrícula.
    ...Em 1973 o carro é vendido a Raúl Esperto.
    A matrícula curiosamente mantém-se PN-64-82, ...
    É Raul Esperto com capacete à Hill, em Benguela Maio 1973 na imagem debaixo?
    Attached Images
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

  20. #20
    Triciclo a Pedais Clássico Francisco Ferreira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007
    Posts
    47

    Por Defeito


  21. #21
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008
    Localização
    Portugal
    Posts
    578

    Por Defeito filmes

    Neste post e seguintes, temos acesso a pequenos filmes onde comparecem alguns dos carros e dos pilotos mencionados.
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Tópicos semelhantes

  1. estórias de Angola
    Por asperezas na secção Automobilismo em Angola
    Respostas: 94
    Último Post: 24-06-2011, 14:48
  2. Nicha Cabral
    Por asperezas na secção Automobilismo em Angola
    Respostas: 16
    Último Post: 11-09-2010, 04:22
  3. Carlos Santos
    Por asperezas na secção Automobilismo em Angola
    Respostas: 15
    Último Post: 11-09-2010, 04:04
  4. GTAs em Angola
    Por asperezas na secção Automobilismo em Angola
    Respostas: 19
    Último Post: 03-05-2010, 23:18

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.