GTAs em Angola
 Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 20 de 20

Título: GTAs em Angola

Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito GTAs em Angola

A pedido de um membro deste fórum, abro este tópico.

Sendo um assunto apaixonante para muitos, suponho que irá ter muito interesse e participação
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Gta

A base deste carro, é o Giulia GT de motor 1600cc nominais (suponho que 1570cc reais).

A Autodelta, criou uma versão com carroceria em alumínio e mais uns posinhos a que chamou Alleggerita, ou seja GTA.

Depois, uma versão melhorada (2000cc?), com rodas a cavas mais largas a que chamou Alleggerita Maggiorata, ou seja GTAm. Há quem as defina como GT América, numa designação algo confusa...

Houve ainda as GTAj (1300cc), que creio nunca correram em Angola.

Em Angola, havia pelo menos uma GTA genuína ida de Portugal.
    Depois, a SOCOÍNA - EMACO comprou à Autodelta, penso que em 1969, cerca de 6(?) GTA, sendo duas protótipos de 2000cc. Estas últimas, são a branca com lista verde e a vermelha com lista branca da imagem abaixo (clicar para ampliar) :

A vermelha, creio ser a do Peixinho do Palanca Negra 1969, que creio também ter sido a que foi alvo de transformações, sendo as mais visíveis as relativas à adopção de rodas mais largas. Foi a GTA de maior sucesso em Angola. E foi talvez a 1ª GTA "MA" (Modificada em África). A outra MA, foi a do Chatz, que também ficou em Angola em 1972.

Em 1972, (antes?) foram talvez duas GTAm da Autodelta. Talvez, porque uma nunca foi vista a correr, e consta que ficou destruída em testes no Autódromo de Luanda.
    Abaixo, a 1ª GTA MA e a GTAm em Luanda, em Agosto de 1972 (clicar para ampliar) :

Um à parte, relativo à T33: é a única sobrevivente das duas equipadas com motor 2500cc, mas que nasceram com motor 2000.
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Triciclo a Pedais Clássico tiffosi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito Alfa Romeo Gta 2000 - nº 8 - 6h nova lisboa 1970

Olá boa noite , gostaria de lhe dizer que de facto uma das ultimas raras Alfa Romeo gta 2000 correu com o meu pai Flávio Santos e o nosso grande amigo Santos Pêras e que acabaram honrosamente em 4º lugar nessa prova , seria a última prova do meu falecido pai .

Carro esse que era branco , com risca verde central e com o nº 8.

Gostaria de acrescentar que o meu pai foi possuidor de uma Alfa Romeo Gta 1600 mas versão Stradale ou seja cívil , nos anos 60 em Luanda.

Que saudades ...

Flávio Santos
    Última edição por tiffosi : 06-11-2008 às 19:17

Triciclo a Pedais Clássico tiffosi's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito Alfa Romeo Gta 2000 - nº8 - 6 H Nova Lisboa

Olá boa noite , gostaria de lhe dizer que de facto uma das ultimas raras Alfa Romeo gta 2000 correu com o meu pai Flávio Santos e o nosso grande amigo Santos Pêras e que acabaram honrosamente em 3º lugar nessa prova , seria a última prova do meu falecido pai .

Gostaria de acrescentar que o meu pai foi possuidor de uma Alfa Romeo Gta 1600 mas versão Stradale ou seja cívil , nos anos 60 em Luanda.

Que saudades ...

Flávio Santos

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tiffosi Ver Post
    Olá boa noite , gostaria de lhe dizer que de facto uma das ultimas raras Alfa Romeo gta 2000 correu com o meu pai Flávio Santos e o nosso grande amigo Santos Pêras e que acabaram honrosamente em 3º lugar nessa prova , seria a última prova do meu falecido pai .

...

Aí está em baixo, a classificação dessas 6 horas!
    Essa GTA branca e verde, é a que aparece numa imagem do 2º post deste tópico ("frame" de um filme) da inauguração do autódromo de Luanda.

Flávio, tem imagens dessa GTA stradale?
    Attached Images

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Oct 2007

Por Defeito

Quando o amigo Peras se refere a uma GTA genuína ida de Portugal está a pensar na 1600 ex- Carlos Gaspar ...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito a 1ª GTA

É essa, precisamente!

Está aqui ao meio: nas mãos de Fernando Pinhão, em Maio de 1968, Luanda.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito a SOCOÍNA - EMACO

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    aqui: Era na Av dos Restauradores, em frente ao Largo dos Coqueiros, o edifício baixo, branco, com os logos Alfa Romeo e FINA na imagem daqui:

Eis mais duas imagens da colecção do CG:
    Attached Images
    Última edição por asperezas : 23-01-2009 às 00:47 Razão: imgs 1970 em x d 1971

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito o mesmo espaço actualmente

imagens de um amigo, tomadas em 28 Novº último:
    Attached Images

Carrinho Rolamentos Clássico Oversteer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Só um pormenor: a designação de GTAm teria relação com GT América, devido ao facto de, em primeiro lugar, a carroçaria ser em aço tradicional e não no alumínio que caracterizava as versões Giulia Sprint GTA e GTA 1300 Junior, logo o A de "alleggerita" deixava de ter grande sentido.
    Por outro lado, devido ao facto de esta versão ser baseada no modelo 1750 GTV americano, equipado com a famosa injecção mecânica SPICA (como acontecia com o carros de corrida), ao contrário dos 1750 GTV "europeus", que continuavam fieis aos carburadores...
    Abraço
    Alexandre

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Oversteer Ver Post
    Só um pormenor: a designação de GTAm teria relação com GT América, devido ao facto de, em primeiro lugar, a carroçaria ser em aço tradicional e não no alumínio que caracterizava as versões Giulia Sprint GTA e GTA 1300 Junior, logo o A de "alleggerita" deixava de ter grande sentido.
    Por outro lado, devido ao facto de esta versão ser baseada no modelo 1750 GTV americano, equipado com a famosa injecção mecânica SPICA (como acontecia com o carros de corrida), ao contrário dos 1750 GTV "europeus", que continuavam fieis aos carburadores...
    Ao contrário do que já me disseram eu não fui ao túmulo de Carlo Chiti para tirar dúvidas...
    Pedi para falarem com Jaime Melo, mas nem foi preciso...

As corrocerias das GTAm eram em alumínio como todas as GTA. 'Am' significa Alleggerita Maggiorata.

Há várias explicações e confusões por todo o lado. Uma das mais correctas, está AQUI.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Jaime Melo em GTAm

Ei-lo e o carro que pilotou de 1974 a 1976:
    Attached Images

Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Caro " asperezas";

Obrigado por este belo tópico!

Venham mais fotos deliciosas dessas Alfa Romeo de "Álem mar"!

Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Ei-lo e o carro que pilotou de 1974 a 1976:

De 74 ... a 81 !

(logo coloco foto)

Carrinho Rolamentos Clássico Oversteer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

GT Am 1750 and 2000: 1970-1971, Am stands for America because it is derived from the USA injection version of the GT 1750
    Naquele link que teve a amabilidade de colocar, como sendo uma das explicações mais correctas, aparece esta frase que corrobora o que escrevi no post anterior.

Quanto aos GTAm serem de alumínio, posso-lhe dizer que um GTAm original e verdadeiro tem a coque em aço, e a mala, capot, portas e guarda-lamas em fibra...
    Sei também que o GTAm do António Peixinho era sim um GTA transformado em GTAm, daí esse em particular ter carroçaria em alumínio.

De qualquer maneira, e tendo em conta todo o mito, todo o mistério e toda a paixão que sempre envolveu a Alfa Romeo, é natural que ter uma definição concreta e objectiva para algo relacionado com a marca seja bastante difícil...
    Abraço
    Alexandre

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito alumínio ou não

Naquele link que teve a amabilidade de colocar, como sendo uma das explicações mais correctas, aparece esta frase que corrobora o que escrevi no post anterior. ...
    exacto, nem tudo é perfeito...

... Quanto aos GTAm serem de alumínio, posso-lhe dizer que um GTAm original e verdadeiro tem a coque em aço, e a mala, capot, portas e guarda-lamas em fibra...
    Bom, a estrutura de uma GTA, não é em alumínio. A GTAm, é a mesma coisa; não questiono se haviam painéis em fibra; mas os guarda-lamas, se eram rebitados, duvido que fossem em fibra...

... Sei também que o GTAm do António Peixinho era sim um GTA transformado em GTAm, daí esse em particular ter carroçaria em alumínio. ...
    Eram duas GTA "MA" como digo no 2º post deste tópico

... De qualquer maneira, e tendo em conta todo o mito, todo o mistério e toda a paixão que sempre envolveu a Alfa Romeo, é natural que ter uma definição concreta e objectiva para algo relacionado com a marca seja bastante difícil...
    É isso mesmo...

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Desta marca é dificil afirmar alguma coisa com certeza porque nem quando montavam carros eram rigorosos quanto mais 30 anos depois.

Os alargamentos montados com rebites eram de aluminio mas o resto da carroçaria não tenho tanta certeza.O Am acho que é de Alleggerita Maggiorata.

Mas o nome dos carros é GTam e os outros GTA... por isso não sei (a e A)

Bicicleta Pasteleira Clássica Mini Racer's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Sei também que o GTAm do António Peixinho era sim um GTA transformado em GTAm, daí esse em particular ter carroçaria em alumínio.
    Creio que a 1ª GTAm que entrou em Angola (Peixinho-Nogueira Pinto-Jaime Melo), de volante à esquerda, era uma GTAm gfenuína, não uma GTA transformada.

A 2ª "GTAm", a de volante à direita (Chatz-Peixinho-Mabílio-Turilio), essa sim era uma transformação sul-africana de uma GTV.

E depois havia algumas GTA com motores de 2 litros...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito GTA Chatz

Citação Originalmente Colocado por Mini Racer Ver Post

A 2ª "GTAm", a de volante à direita (Chatz-Peixinho-Mabílio-Turilio), essa sim era uma transformação sul-africana de uma GTV. ...
    Nope! It was aluminium with more rivets than a F86. I was so near that i saw it with my ... hands!!! And the engine was 2000cc (or more?).

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito filmes

A seguir a este post, temos acesso a pequenos filmes onde podemos observar alguns dos carros e dos pilotos mencionados.