Carlos Santos
 Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 16 de 16

Título: Carlos Santos

Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Carlos Santos

Eu tive 6 ídolos do automobilsmo em Angola.

Inevitavelmente:
    1-Nicha, sublime;
    2-Peixinho, espectáculo;

Depois:
    3-um certo 2002ti branco e vermelho, o BM + bonito;
    4-o RS2600 gr2;
    5-Emerson, histericamente idolatrado pelos relatos radiofónicos dos GPs;
    ...
    6-e o Carlos Santos.

Carlos Santos, foi para mim, o 1º herói do automobilismo em Angola, antes até do Peixinho e do Nicha.
    Por uma razão muito simples: tinha 7 anos, quando li pela 1ª vez nos jornais os louvores a um piloto vitorioso. No caso, no 1º Palanca Negra, em 1968.
    Depois, em 1969, ADOREI o carro que ele levou:

o Carrera 6. E ganhou outra vez!!!

Lembro-me que foi notícia quando o Carrera 6 desembarcou em Moçâmedes (ou no Lobito? ...não me apetece ver os jornais...) psicadelicamente pintado (não gostei, pois aquele branco de 1969 era para mim imaculado) e que desistiu por avaria.
    Depois, Carlos Santos ganhou outra vez em Nova Lisboa, etc, etc.

Em traços gerais, sei agora que Carlos Santos era um "gentleman driver", por devoção.
    Podia e sabia sê-lo. Podia, salvo erro, devido à fortuna da família (ligada aos vinhos do Douro?).
    Na pista, era combativo e demolidor.
    Claro que em Angola, os "deuses" Nicha e Peixinho estavam acima de todos e de tudo. Mas se algo falhava, Carlos Santos era implacável.

Depois de 1974, não soube mais dele.
    Hoje, sei que ainda correu por Portugal em 1975...
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Carlos Santos em Angola - breve resumo

Carlos Santos, fez a sua carreira no automobilismo praticamente em Portugal continental.
    Os 1os resultados de relevo, foram alcançados ao volante de 1 Jaguar E.
    Com um Lotus Europa type 47, tornou-se sempre candidato à vitória. Esse Lotus, foi vendido a Herculano Areias no final do 1º Palanca Negra em Luanda.
    A partir de 1969, com o Porsche "Carrera 6" 906 (com o qual venceu em 1969 em Luanda) reforçou o seu favoritismo e foi campeão de Portugal vários anos.
    Paralelamente, pilotou um Porsche 907 do qual foi comproprietário, tal como integrou os Teams Trevauto/BMW e BIP/Lola T292.
    Fez algumas provas no exterior, sobretudo em Angola, mas também no Brasil e um pouco por toda a Europa.

Reportando-me apenas às que conheço, pelo que poderão faltar algumas, foram estas as principais participações de Carlos Santos em Angola:

-1968 -Luanda- 1º Troféu Palanca Negra - Lotus Europa type 47 - vitória.
    -1969 -Luanda- 2º Troféu Palanca Negra - Porsche "Carrera 6" typ 906 - vitória.
    -1970 -Huambo- 6 H Nova Lisboa - Autocal/BMW 2002 Schnitzer (com Nicha Cabral) -8º.
    -1971 -Moçâmedes- Circuito das Festas do Mar- Porsche 906 - (abandono?).
    -1972 -Huambo- 6 H Nova Lisboa - Chevron B21 (com Roger Heavens) - vitória.
    -1973 -Moçâmedes- Circuito das Festas do Mar- Porsche 906 "aurora 2000" - 4º.
    -1973 -Moçâmedes- Circuito das Festas do Mar Grupo 1 Consagrados- Mocar/Ford Capri 2600 GT - vitória.
    -1974 -Moçâmedes- Circuito das Festas do Mar- Porsche 906 "aurora 2000" - (abandono?).
    -De notar uma especial predilecção por Moçâmedes...

Para além dos louvores na imprensa acerca das suas vitórias, foram sempre destacadas as suas qualidades como piloto, como por exemplo o seu esforço nas 6H Huambo 1970, nas quais soube andar depressa com um carro mecanicamente condenado, para surpresa do próprio Schnitzer presente, permitindo a Nicha terminar e garantir a classificação da equipa nessa prova.
    Para os jornalistas, tinha um trato muito simpático e demonstrava um sentido de humor divertido e algo non-sense. Ao ponto destes confessarem que não sabiam se as suas declarações eram válidas...

Carlos Santos tem um filho que herdou o nome e o gosto pelas corridas em Porsche. AQUI, numa imagem por Rui Queirós para o SportsCar.
    Última edição por asperezas : 09-11-2008 às 15:11 Razão: correcção resultado em 1973 com 906
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Moderador Geral Marco911carrera's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

É uma temática que me agrada bastante e que ainda tem muito que revelar. Obrigado pelos contributos Asperezas.

Edit: Parece-me que irá gostar deste tópico-
    Última edição por Marco911carrera : 20-10-2008 às 10:39
    Marco Santos

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Marco911carrera Ver Post
    ...
    Parece-me que irá gostar deste tópico-
    Sim, gostei!

A par do Capri RS2600, do 2002 Gr2, do GTAm, do T33, e de outros que povoaram os finais de 1960s - inícios de 1970s em Angola, o 906 é um dos 'brinquedos' da minha paixão.
    Hei-de voltar a esse tópico

Carrinho Rolamentos Clássico José Pedro Gil's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

O belo Carrera 6 de Carlos Santos foi imortalizado muito recentemente pela "Fly", com o lançamento em "Slot", desse modelo psicadélico, com que o piloto correu em Vila Real.

porchecarrera6carlosantos.jpg

JP

Consultor Cargil48's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Conheci bem esse Carrera 6... e o seu piloto. Este poderia ter ido bem mais longe, mas não o fez por opção própria. O seu auge terá sido no "Team BIP" e o fim da sua carreira na famosa "curva da Salsicharia", em Vila Real. Os porquês são do domínio público, mas não vale a pena requentar assuntos já "mortos e enterrados"...

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito Carrera 6

@ asprezas:

Como gosta tanto do Carrera 6 com que Carlos Santos correu, aqui vai uma foto dele ainda no seu estado inicial, ou seja, branco.

095_70.jpg

Vila do Conde, 1970 - foto: J. P. Sotto Mayor

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 906 branco

Obrigado!

Segue um detalhe de um conhecido postal, Luanda, Dezº 1969:
    Attached Images

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

O branco-preto é o do Carlos Santos, poucos meses depois da foto que mais acima coloquei, o branco-vermelho o do infeliz "Janita" Andrade Villar. Mais atrás vê-se o 904 GTS do Ahrens de Novais, certo?

Triste prova...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito marcante

Triste prova, sem duvida!

Mas marcante em todos os aspectos...

O 904 era de António Lacerda, que corre com ele nessa prova. Ahrens Novais correu muito com esse 904, mas desconheço qual o regime da cedência do carro...
    Em 1972, creio, Gil Morgado comprou o carro. O que se conta sobre o que aconteceu depois de 1975 a esse 904, dava para encher uma lista telefónica de conjecturas...

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    ...
    Reportando-me apenas às que conheço, pelo que poderão faltar algumas, foram estas as principais participações de Carlos Santos em Angola:
    ...
    -1973 -Moçâmedes- Circuito das Festas do Mar- Porsche 906 "aurora 2000" - (abandono?).
    ...
    Em privado, "Gusba" lembrou-me e bem que nessa prova Carlos Santos terminou, em 4º. Por lapso, questionei: "(abandono?)".

Fica a nota e o post corrigido.

Thanks, Gusba!

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Impecável!!!

ainda faltava muito para eu nascer nessa epoca pelo que ver isto aqui contado por voces é muito bom.

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por asperezas Ver Post
    Eu tive 6 ídolos do automobilsmo em Angola.

Inevitavelmente:
    (...)
    6-e o Carlos Santos.

Carlos Santos, foi para mim, o 1º herói do automobilismo em Angola, antes até do Peixinho e do Nicha. (...)

Em traços gerais, sei agora que Carlos Santos era um "gentleman driver", por devoção.
    E é pena ter deixado a sua carreira de piloto de forma abrupta, mas compreende-se, tendo em atenção as circunstâncias da época. Não foi o único...
    Podia e sabia sê-lo. Podia, salvo erro, devido à fortuna da família (ligada aos vinhos do Douro?).
    Não, nada tinha a ver com o Douro. Carlos Santos tem as suas origens na Lixa (concelho de Felgueiras), foi jóvem para o Porto e subiu a pulso na sua condição de piloto, mercê da sua excelente forma de saber gerir os conhecimentos que foi fazendo.
    Na pista, era combativo e demolidor.
    Combativo sim, mas de uma suavidade ao volante - tal como o seu eterno rival, o "Néné" Neves - que mal se percebia de fora que os dois se davam a ferozes combates ("Carrera 6" versus "Lotus 47"). Eu considero mais que o Carlos Santos (tal como o "Néné, perdoem-me a insistência) era de uma grande eficácia ao volante, não falhava trajectórias nem travagens, era o que se chama um "piloto limpo". Por isso, tenho a certeza, Carlos Gaspar o chamou para o Team Bip.

Depois de 1974, não soube mais dele.
    Hoje, sei que ainda correu por Portugal em 1975...
    Em minha opinião, Carlos Santos dava um excelente "Gentleman Driver" nos dias de hoje, mas cada um sabe das suas motivações e há-que respeitá-las.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cargil48 Ver Post
    Não, nada tinha a ver com o Douro. Carlos Santos tem as suas origens na Lixa (concelho de Felgueiras), foi jóvem para o Porto e subiu a pulso na sua condição de piloto, mercê da sua excelente forma de saber gerir os conhecimentos que foi fazendo.
    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Que ligação havia entre ele e os patrocinadores Macieira, Dª.Urraca, etc?

Combativo sim, mas de uma suavidade ao volante - tal como o seu eterno rival, o "Néné" Neves - que mal se percebia de fora que os dois se davam a ferozes combates ("Carrera 6" versus "Lotus 47"). Eu considero mais que o Carlos Santos (tal como o "Néné, perdoem-me a insistência) era de uma grande eficácia ao volante, não falhava trajectórias nem travagens, era o que se chama um "piloto limpo". Por isso, tenho a certeza, Carlos Gaspar o chamou para o Team Bip.
    Concordo!
    A propósito, quando me falam suavidade e eficácia, lembro-me sempre do melhor de todos: Nicha.

Em minha opinião, Carlos Santos dava um excelente "Gentleman Driver" nos dias de hoje, mas cada um sabe das suas motivações e há-que respeitá-las.
    Era mesmo um excelente "Gentleman Driver"

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito filmes

A seguir a este post, temos acesso a pequenos filmes onde podemos observar este piloto em acção.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Filme das 6 horas de 1972

Carlos Santos foi o inesperado vencedor desta prova no Huambo, com Roger Heavens, no Chevron B21 deste.
    Inesperado, principalmente pela avaria perto do fim, do Lola Nº10 da Écurie Bonnier, que tinha uma grande vantagem sobre os restantes concorrentes.

Para aceder ao filme, clicar na imagem: