António Peixinho, o outro mito - Página 2
 Rede MPL:

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 64
    Moderador Geral asperezas's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito ah, e o T33?

Este foi o percurso desde 1968 em Daytona, nas mãos de Mario Andretti:

clicar para ampliar
    Última edição por asperezas : 05-11-2008 às 19:14
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 1974

Há cerca de dois anos, reuniram-se no Autódromo do Estoril, um número importante de antigos e novos pilotos de Angola e respectivos aficionados.

Não era caso para menos, uma vez que se estreava uma equipa de competição angolana, com a bênção do notável Santos Peras.

Se contarmos com as equipas ligadas a Raul Esperto e a Tino Pereira, dava para fazer uma corrida só com pilotos angolanos...

E ainda! Estavam o Hélder de Sousa, e o António Peixinho!
    Peixinho sofria fisicamente, mas não deixou de comparecer com imenso bom humor, ao convite para a entrega de prémios de uma das provas do evento.

Conversa foi muita, no bar, nas boxes, em todo lado.
    Recordou-se de tudo, com imensas dúvidas...

Peixinho dizia-me: "ah, você é que é o Farapuso? Queria tanto falar consigo..."
    No terraço sobre as boxes, conversámos um bocado.
    "Em 1974, já não corri", dizia-me. Eu contrapunha: "então e as 6h do Huambo?" Resposta: "não fui eu". "Então não ganhou com o Mabílio?" perguntei com um sorriso. Resposta com um ar inocente: "Ganhei?"

Última edição por asperezas : 05-11-2008 às 19:13
    http://forum.motorclassico.pt/image.php?type=sigpic&userid=8904&dateline=1232586  232

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito com os cumprimentos de Paulo Sá Silva

Estoril, 23 de Julho de 2006:

. .
    clicar para ampliar
    Última edição por asperezas : 05-11-2008 às 19:12

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito 36 anos do autódromo de Luanda

......

originalmente postado no CarVice

Dia 11 de Maio em Luanda, Hélder consagra vencedores:

cortesia João Coimbra

clicar na imagem para ampliar

Dia 18 de Maio no Bombarral, Peixinho (blusão vermelho) homenageia
    os organizadores "das melhores corridas de todos os tempos em Angola".

Administrador Adelino Dinis's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Excelente tópico.

Muito obrigado.

Consultor
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Imaginem uma cidade de conceção moderna, com arquitectura qualificada, onde vive uma comunidade próspera e feliz. Nessa mesma cidade existia uma prova de 6 Horas, que todos os anos reunia um excelente número de pilotos nacionais e estrangeiros. A corrida fazia parte de um campeonato nacional que envolvia outras cidades, igualmente prósperas e modernas. Depois... bem, depois veio a independência e a guerra civil (não necessariamente por esta ordem) e a cidade foi parcialmente abandonada e transformada em campo de batalha. Mortos, feridos, destruição, tristeza, sonhos desfeitos, vidas marcadas para sempre.

É por isso que ainda hoje tenho dificuldade em ver estas fotos de Nova Lisboa, onde aparece a grelha de partida ou com cenas das suas belas corridas, sem me comover e ficar nostálgico de uma época que, de facto, não vivi (nunca estive em Angola, apesar de conhecer de muito perto os relatos da época).

Deve ter sido, ou melhor FOI um drama de proporções épicas e dificilmente imagináveis para quem vive o, apesar de tudo, pacifico quotidiano de Portugal dito "Continental".

"asperezas", Parabéns pela crónica e obrigado por partilhares conosco estas memórias que tu tão bem guardas e sabes comunicar.

(foto: Huambo, antiga Nova Lisboa, alguns anos após a partida das corridas...)
    Attached Images
    Voltei...

Consultor
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

No fórum "Mazungue", encontrei esta montagem de fotos, de Nova Lisboa/Huambo, num "post" da autoria de um tal Carlos Guerra.
    Attached Images
    Voltei...

Moderador Geral Marco911carrera's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Eu próprio que não vivi nada disto sinto-me mesmo constrangido quando vejo estas situações de uma Angola festiva e cosmopolita e depois as fotos do pós-guerra... Nem quero pensar como seria se tivesse vivido naquele local e fruido aquele ambiente único...
    Última edição por Marco911carrera : 20-10-2008 às 18:29 Razão: clarificar uma frase.
    Marco Santos

Moderador Geral ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

UAU!

Excelentes relatos!

Uma dúvida que sempre me surgiu:

O apelido "Peixinho" é vulgar no sítio onde vivo. Consta no nome de várias lojas e de ruas, incluindo a principal artéria da cidade.

No entanto, nunca consegui saber se haveria ligação entre António Peixinho e Aveiro.

Alguém me esclarece?
    R: "Top-posting"
    P: Qual a coisa mais irritante num fórum?

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Huambo

Citação Originalmente Colocado por Ricardo Ver Post
    Imaginem uma cidade de conceção moderna, com arquitectura qualificada, onde vive uma comunidade próspera e feliz. Nessa mesma cidade existia uma prova de 6 Horas, que todos os anos reunia um excelente número de pilotos nacionais e estrangeiros. ...
    É por isso que ainda hoje tenho dificuldade em ver estas fotos de Nova Lisboa, onde aparece a grelha de partida ou com cenas das suas belas corridas, sem me comover e ficar nostálgico de uma época que, de facto, não vivi (nunca estive em Angola, apesar de conhecer de muito perto os relatos da época).

Deve ter sido, ou melhor FOI um drama de proporções épicas e dificilmente imagináveis para quem vive o, apesar de tudo, pacifico quotidiano de Portugal dito "Continental".

"asperezas", Parabéns pela crónica e obrigado por partilhares conosco estas memórias que tu tão bem guardas e sabes comunicar.
    ...

Obrigado pelas tuas palavras, Ricardo.

AQUI, um post que resume um bocadinho desse drama...

Obrigado também a TODOS os que têm apreciado publicamente o que tenho aqui colocado. Não levem a mal não retribuir a cada reconhecimento. Acreditem que agradeço na mesma.

Abraços,

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito Peixinho

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post

...
    No entanto, nunca consegui saber se haveria ligação entre António Peixinho e Aveiro.
    ...
    Não vou jurar que sim, mas sempre ouvi dizer que nasceu em Aveiro e que a sua ascendência também é dessa região...

Triciclo a Pedais Clássico Joao Costa's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Aproveitando o tópico queria perguntar se alguém sabe o nome do navegador do António Peixinho no Rali Tap de 1969. Eu tenho aqui Lampeão, mas não consigo saber mais nada, aliás deve ser alcunha.

Consultor Cargil48's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

UAU!
    Uma dúvida que sempre me surgiu:

O apelido "Peixinho" é vulgar no sítio onde vivo. Consta no nome de várias lojas e de ruas, incluindo a principal artéria da cidade.

Alguém me esclarece?
    Sim, António Peixinho é oriundo de Aveiro (onde existe a famosa Avenida Lourenço Peixinho, seu familiar).

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

UAU!

Excelentes relatos!
    Sem sombra de dúvida! E, ao Ricardo, digo: agora imagine o que é que sente quem lá esteve, como eu, e o que sentem/sentiram os que lá viviam nem quero imaginar... mas continuar por aqui seria entrar já na parte política e isso não é de todo do âmbito deste fórum.

Carrinho Rolamentos Clássico Carlos Guerra's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joao Costa Ver Post
    Aproveitando o tópico queria perguntar se alguém sabe o nome do navegador do António Peixinho no Rali Tap de 1969. Eu tenho aqui Lampeão, mas não consigo saber mais nada, aliás deve ser alcunha.
    É "Lampião" o navegador de Peixinho nesse rallye.
    Terminaram em 6º absoluto, numa Alfa Romeo 1750 Berlina da Socoina, o importador em Angola.
    E não é uma alcunha, é o pseudónimo de Jorge Silva.

Hoje, paga-se uma sobretaxa de 1000 Euros para correr com pseudónimo.
    Antigamente era de borla.

É como hoje, os nicks na internet, também são de borla.

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos Guerra Ver Post
    O nick representa hoje uma nova persona/máscara, cuja designação terá surgido na Antiga Grécia, para os actores se distanciarem da sua própria pessoa, encarnando a personagem com a ajuda de uma máscara verdadeira.

Sendo uma tradição nascida no chamado período Clássico, tem todo o cabimento que seja de borla neste fórum da Motor Clássico. Nos outros, acho que deveria ser pago.

Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ricardo Ver Post
    No fórum "Mazungue", encontrei esta montagem de fotos, de Nova Lisboa/Huambo, num "post" da autoria de...
    Então, como presumo que terá gostado, tome lá, em rigoroso exclusivo para o forum Motor Clássico, o then & now da Restinga do Lobito.

Está lá tudo. Só faltam os automóveis.
    Attached Images

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Tem um belo camião Mercedes-Benz!

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Até as árvores mingaram...

Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cargil48 Ver Post
    Até as árvores mingaram...
    Bem observado...

Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Não, não mingaram.
    Têm de ser aparadas porque crescem muito depressa.

Gostou do camião, tome lá.
    Attached Images

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Fantástico. Obrigado pela partilha.

Triciclo a Pedais Clássico guitos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito Dor de alma...

Perdoem-me este desabafo, mas estive em Angola recentemente e não posso deixar de sentir uma tristeza enorme ao ver as diferenças entre as fotos de outros tempos e a triste realidade que se encontra no presente. Desculpem mais uma vez este desabafo.

Abraço clássico...

Triciclo a Pedais Clássico Joao Costa's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Carlos Guerra Ver Post
    É "Lampião" o navegador de Peixinho nesse rallye.
    Terminaram em 6º absoluto, numa Alfa Romeo 1750 Berlina da Socoina, o importador em Angola.
    E não é uma alcunha, é o pseudónimo de Jorge Silva.

Hoje, paga-se uma sobretaxa de 1000 Euros para correr com pseudónimo.
    Antigamente era de borla.

Obrigado era mesmo isso que eu queria saber, o nome, Jorge Silva!

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito a SOCOÍNA - EMACO

Era na Av dos Restauradores, em frente ao Largo dos Coqueiros, o edifício baixo, branco, com os logos Alfa Romeo e FINA na imagem daqui:

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Completando este tópico sobre o António Peixinho , fica aqui uma foto do Cortina Lotus do Team Palma inscrito nas 1000 Milhas de Interlagos (S. Paulo-Brasil) de 1967, conduzido pelo Peixinho e o Augusto Palma. Estes viriam a desistir tendo o carro , que ficou abandonado durante a noite ao lado da pista , sido saqueado de todos os componentes possiveis de desmontar rápidamente por um grupo de espectadores mais "participativos".
    Attached Images

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito embarque

Caro JP, este tópico é sobre Angola.

Para além de algumas menções ao percurso de Peixinho fora de Angola, num enquadramento no tempo, não interessa falar do resto porque seria um tópico fora desta secção, e provavelmente teríamos de falar so seu percurso por todo o Mundo, como em Monza na 250LM...

Mas já que fala do Lotus Cortina, eis uma imagem do seu embarque para Luanda:
    Attached Images

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito o Autódromo de Luanda actualmente

Imagens de um amigo, tomadas em 28 de Novembro último.

Foi uma obra muito bem executada. Reparem que o asfalto é o mesmo de 1972:
    Attached Images

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito Autodromo de luanda

Bom estive ali duas vezes (em 2005 e 2006) onde levei da primeira vez uma equipa de motos composta pelo Luis Carreira e pelo Gilson Scudeler.
    Apesar dos maus tratos o asfalto tem um grip terrivel!!! uns pneus que duram tranquilamente 50 voltas lá não duram mais de 18!!!
    Uma coisa diferente de Portugal é que nos dois eventos estavam mais de 30.000 pessoas a pagar USD 5!!!!

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito grip

exactamente!
    Deve ser último local do mundo com essa característica!

Estava a pensar como seria se Bernie & his F boys alguma vez lá fizessem alguma coisa...

Quanto ao público... Bom parece que tem dias e esse foi dos bons... Mas o entusiasmo lá pela velocidade, é algo quase inexplicável.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.