Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 30 de 30
    Carrinho Rolamentos Clássico Allen's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Talking Três meses na Republica Checa... e um regalo para os olhos!!

Iniciei à exactamente três semanas a minha estadia aqui na Republica Checa. Estou aqui como estudante ao abrigo do programa Erasmus e, na altura de decidir o meu destino, não tive duvidas: queria ir o mais a leste possivel!! Em parte poque sei que são realidades completamente diferentes e com isso poderia aprender muito e, também, por saber que a realiade automobilistica aqui ainda é completamente diferente e interessava-me ver até que ponto isso é verdade...!

Mal cheguei, não pude deixar de estranhar o parque de taxis ser constituido integralmente por... Skodas Superbs!! Já tinha estado dentro de um mas nunca tinha andado e posso dizer que são super confortáveis, apesar de aquele aquele "velho" 1.9 TDI lá na frente fazer muito mais barulho que o 2.2 Cdi que os meus pais têm...!

De qualquer forma, para mim aquela pequena viagem do aeroporto à central dos comboios foi já de si um regalo para os meus olhos. Nunca tinha visto tanto Skoda junto e de todas os modelos e gerações!! Modelos como o Estelle ou o Rapid (um dos meus automoveis favoritos) que nunca tinha visto ao vivo, aqui vêm-se em cada esquina!!

Após chegar ao mesmo destino, peguei na maquina digital e ha que começar a tirar fotos e neste momento posso dizer que já tenho uma colecção invejável e que pretendo expôr aqui e que, por ser tão extensa, separa-se de certa forma dos tópicos "eu vi um clássico" e "classicos abandonados". Se os moderadores do forum assim não entenderem, não terei qualquer problema em postar antes lá a minha colecção.

Bom, para começar, demonstrar o quanto é usual a visalização dos Skodas pré-VW por estas bandas onde parece ainda não ter chegado o programa de abate de carros...!
    Attached Images
    Kero 1clássico k Allegr'o dia!

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Contudo, não são so os Skodas dos anos 80 que são habituais e de uma vez pos outra ainda se vêm os 1000MB, 110L e até mesmo alguns Octavias da géração de 60!!

Pareço uma verdadeira criança quando os vejo, são automóveis que realmente me fascinam...!
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Mas nem só de Skodas é feito o parque automóvel Checo. Bom, é certo que por ano mais de 50% das novas matriculas são efectivamente Skodas mas num parque automovel que tem uma média de anos ainda avançada, encontram-se aqui e ali marcas bem visiveis da era comunista...!

Assim, nem só de Skodas satisfaço as minhas vistas e tenho visto também muitos Ladas, Dacias, Polski-Fiats, Trabants e Wartburgs. De todos, os Trabant era os que tinha maior vontade de conhecer, apesar de uma vez em criança ter visto um para os lados de Sines...! Aqui ficam exemplos deles...
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Creio que por hoje não vou postar mais fotos à espera das vossas reacções...!

Contudo, posso admitir que quando vim para aqui os meus maiores desejos eram visualizar um Skoda 110R e um Tatra, seja ela qual fosse (embora preferisse que fosse um 603...!). Esses desejos já se confirmaram mas, para minha tristeza, ambos os carros estavam em estados degradantes...

Mas estas e outras histórias deixo para amanha... Abraços

Moderador Geral Marco911carrera's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Espero por mais relatos! De facto está a faltar pelo menos um Tatra, mas com o tempo de certeza que aparecerá algum num estado impecável.
    Marco Santos

Moderador Geral ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Rói-te de inveja, eu já vi um Tatra ao vivo e a cores (mas era dos anos 80, não tinha tanta piada...). Já agora, foi na Irlanda, à porta da embaixada checa (pois claro!).
    R: "Top-posting"
    P: Qual a coisa mais irritante num fórum?

Carrinho Rolamentos Clássico
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Continue a relatar, que isto da um grande gozo ver essas máquinas...
    Boa continuação de estudos... tb gostava muito de ir em Erasmus... mas para UK

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Bom, antes de mais obrigado pelas vossas respostas e desculpem-me não ter postado mais fotos ontem, mas hoje espero redimir-me...!

Ora bem, quando vim para cá, era o meu sonho conseguir apanhar um Skoda 110R e um Tatra. Aliás, se pudesse escolher ai uns 5 carros que gostaria de ter como clássicos na minha garagem, o Skoda 110R (daqueles de quatro faróis frontais) e o Tatra 603 (também de quatro faróis frontais) teriam de lá estar.

Ora, posso orgulhar-me de realmente já ter avistado e tirado fotos a um Skda 110R e a um Tatra, não o 603, mas o 613-3 com a sua imponência e belo design de origem italiana. Mas o orgulho esgota-se e depressa ao ver-se o estado em que ambos estavam.

Ambos estavam a ser utilizados como "cartazes de publicidade"!! E isto até se desculpava se estivessem em bom estado. Demonstrava que a Republica Checa tem orgulho no seu passado e aproveita a sua história no presente. Mas nem isso... As pessoas com quem tenho falado, dizem-me que os Skodas, antigamente, eram uma miséria, e que agora são demasiado caros...! Sobre os Tatras, dizem que também só valem a pena como camiões!!

Vá alguém percebe-los...

Aqui ficam as fotos da minha tristeza
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Aqui está o Skoda... Até doi na alma!!
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Para terminar por hoje, uma ultima foto com dois simbolos Checos: a torre da cidade de Praga e um Tatra, que mesmo no estado em que está, não deixa de ser um carro fabuloso...
    Attached Images

Administrador McReis's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Salvo raras excepções, não me parece que o velho parque automóvel dos países de leste seja um regalo para os olhos mas... isto sou eu a falar.

Citação Originalmente Colocado por Allen Ver Post
    As pessoas com quem tenho falado, dizem-me que os Skodas, antigamente, eram uma miséria, e que agora são demasiado caros...! Sobre os Tatras, dizem que também só valem a pena como camiões!!

Vá alguém percebe-los...
    Não me leves a mal, mas eles poderão dizer o mesmo de ti.
    De facto, não é fácil entender o fascínio por carros que, desde novos, nunca tiveram ambições de ser bons. Excepção feita aos Tatra, claro. No entanto, os 613-3 têm, na minha opinião um aspecto horrível.

Mas acho gira essa paixão e espero que continues a fazer actualizações dos teus avistamentos.
    Boa estadia e bom estudo!

Carrinho Rolamentos Clássico Oversteer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Quando estive em Praga, o que me chamou à atenção no parque automóvel é que não havia meio termo: ou se viam esses skodas e ladas, simbolos da miséria do bloco de leste, ou então só grandes carros tipo Ferrari 612 e afins.
    Curiosamente foi lá que vi pela primeira vez um Bentley Continental GT...
    Abraço
    Alexandre

Carrinho Rolamentos Clássico Oversteer's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por McReis Ver Post
    De facto, não é fácil entender o fascínio por carros que, desde novos, nunca tiveram ambições de ser bons.
    O homem tem um austin allegro no avatar, logo..

Just kidding!!
    Abraço
    Alexandre

Carrinho Rolamentos Clássico Ddiogo's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Há um tatra dos anos 50/60 em Portugal. É um carro grande, e tem uma traseira que faz um bico (não sei o modelo). É muito lindo.

As marcas de leste têm o seu carisma próprio, independentemente da qualidade dos veículos. quanto a ligieros não sei, mas em camiões, são dos melhores do mundo, basta dizer que estão prepardados para circular nas condiç~eos mais adversas.... Sibéria, por exemplo.

Já agora, não há por aí umas Ural, Zil, Ifa's..... Bem as Tatras são camiões excepcionais.... 10x10...... Venham algumas fotos!

Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Oversteer Ver Post
    O homem tem um austin allegro no avatar, logo..

Just kidding!!
    Antes um Austin Allegro que um Alfa Arna!!!

só brincadeira...

Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Os Skodas tinham um motor com uma fiabilidade incrivel, silenciosos...
    Carroçaria+Chassis de construção simples e robusta...

São Fantasticos.... (eu sou suspeito pois adoro a minha Octavia Combi de 63)

Carrinho Rolamentos Clássico Vigas's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Amigo por acaso não tem fotos de Ladas? É que eu tenho uma Seat e gostava de ver o tipo de opticas dos Ladas, para saber se são iguais
    Adoro Clássicos!!!

Carrinho Rolamentos Clássico chanceler's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2008

Por Defeito

Há cerca de um ano atrás estive 4 dias na Eslováquia (mais concretamente em Zilina)... a quantidade de Ladas e de Skodas que se vê.... é impressionante... praticamente tudo clássicos. Infelizmente muito mal tratados... tal como tudo o resto.

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Bom, peço imensa desculpa por ter deixado de colocar mais informações acerca das minhas experiências aqui na Republica Checa mas isto de ser estudante em Erasmus tem muito que se lhe diga e deixa pouco tempo para fazer-mos o que quer que seja

Acho que vou começar por responder aos vossos comentários...!

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por McReis Ver Post
    De facto, não é fácil entender o fascínio por carros que, desde novos, nunca tiveram ambições de ser bons. Excepção feita aos Tatra, claro. No entanto, os 613-3 têm, na minha opinião um aspecto horrível.
    Isso é mais que verdade, de facto creio que todos os carros com origem no antigo bloco de leste não tinham outra qualquer pretensão a não ser o de transportar as pessoas de A a Z. Infelizmente, a qualidade dos mesmos era tão fraca que chegavam, nas melhores das hipoteses, a um G...!

Contudo, no meio disto tudo temos de fazer ressalva a três aspectos importantes. Por um lado, os GAZ-Volga e os Tatras separavam-se no meio do grupo das restantes marcas porque se destinavam aos "Senhores do Topo" e como tal apresentavam algumas caracteristicas avant gardde. Creio que os Tatras ainda mais porque sempre foram carros com uma produção quase artesanal e que podiam ser equipados ao gosto e à carteira do cliente...!

Ok, talvez o 613-3 não seja aquele carro que possa criar paixões à primeira vista, mas ja vi o 613 original e se ja gostava dele, ao vivo é ainda melhor!!

Por fim, o terceiro aspecto a fazer ressalva diz respeito aos Skodas 110R e posteriores Garde e Rapid. Se formos a ver, eram os unicos modelos disponibilizados por uma marca de leste com aspecto não apensa utilitário e só por isso merecem ser diferenciados!! Mais, segundo uma sondagem feita em 2004 na Republica Checa pela Autosalon, ainda existem mais de 500 mil Garde, Rapid e Estelle a circularem nas suas estradas, o que prova a sua resistência e fiabilidade.

Acho que nesse aspecto se saêm melhor que as adaptações Italianas e Francesas feitas a leste...!

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ddiogo Ver Post
    As marcas de leste têm o seu carisma próprio, independentemente da qualidade dos veículos. quanto a ligieros não sei, mas em camiões, são dos melhores do mundo, basta dizer que estão prepardados para circular nas condiç~eos mais adversas.... Sibéria, por exemplo.

Já agora, não há por aí umas Ural, Zil, Ifa's..... Bem as Tatras são camiões excepcionais.... 10x10...... Venham algumas fotos!
    Por acaso é um campo que não me fascina por ai além, o dos veículos pesados, mas é verdade que tenho viste alguem veículos que nunca tinha visto na minha vida e alguns que parecem ter saido da fábrica à várias décadas. Os pesados mais comuns são indescutivelmente os Tatras. Acho curiosa a sua posição das rodas porque estes pesados têm semi-eixos apoiados num unico e enorme tubo central, o que coloca as rodas, quando em vazio, em câmber positivo bem pronunciado!! Quem tiver interessado em mais informações que veja http://www.tatra.cz/en/konception_en.asp

Para além dos Tatras ha também muitos Avia (checos, não espanhois claro...!) e ainda alguns Liaz. O camião que me pareceu mais antigo de todos foi um que dizia Prague e que apresentava um aspecto imaculado mesmo estado a ser usado numas obras de asfastamento.

De motas, curiosamente não tenho visto muitas (o frio que ás vezes se faz sentir obriga as pessoas a usar carro...!). Contudo, visitei um museu sobre o comunismo e vi lá algumas Javas. Prometo colocar fotos mais adiante

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Bom, mas vamos passar a ver fotos que isso é que interessa... Fui visitar à duas semanas Kopřivnice, a cidade natal daquele que descobri ser o terceiro mais antigo construtor de automáveis do Mundo, so ultrapassada pela Daimler-Benz e pela Peugeot: a Tatra. Como é claro, a atracção do dia foi a visita ao museu, algo que recomendo vivamente caso vão para aqueles lados.
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Foi durante esta visita que vi aquele que é um dos meus carros de sonho, o Tatra 603. E se nas fotos saltam à vista as suas formas diferênciadas e aerodinâmicas, ao vivo é ainda melhor porque este carro é dono e senhor de uma impunência so reservada a carros topo de gama
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

So para terminar, que não quero também mostrar tudo, umas fotos daquele que é conhecido como "a arma secreta da Checoslováquia contra os názis", o Tatra T-77 (a tracção trazeira aliada ao facto do motor estar colocado atrás do eixo trazeiro faziam a carro "ganhar vida" em curvas a alta velocidade...!), e o ultimo dos Tatras produzidos, o T-700
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Correcção, do T77 aparece em cima a azul, em cinza está o T-87...! As minhas desculpas

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Bom, mas este dia não teve so o museu da Tatra como atracção principal. É que pela primeira vez tive a oportunidade de conduzir um carro de tração e motor trazeiro. Neste caso, um Skoda Garde que, apesar do mau estado da carroçaria, confirma a tese de que a Skoda já antigamente produzia carros fiáveis e robustos

Inicialmente estava receoso, até porque se tratava de um carro emprestado e o piso estava molhado. As primeiras curvas vieram também provar que o esquema "tudo atrás" não é das coisas mais seguras no Mundo, como o comprovam as duas pequenas derrapadelas k fiz em curvas um pouco mais apertadas do que estava à espera...!

Contudo, com o tempo fui adquirindo confiança e acabei o dia a chorar por mais. É uma enorme diversão aquela que se sente quando começamos a saber dominar a condução de um carro destes e agora percebo porque é que se diz que os Porsches são das melhores coisas que se podem conduzir...!

O que não deixa de ser curioso, até porque este carro ficou conhecido como o Porsche por um décimo do preço!!
    Attached Images

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Para terminar por hoje, o "meu" Skoda Garde ao lado de um companheiro de outro país de Leste, um Oltcit. Estes veículos (que à primeira vista até parecem ser um Citroen Visa de duas portas) foram produzidos na Romenia mas tinham origem Francesa, neste caso da Citroen.

A marca Francesa, nos anos 70, iniciou um projecto daquele que seria o substituto do Ami. Contudo, esse projecto foi interrompido pela aquisição desta pela Peugeot e ai invés de um Citroen novo, foi lançado no mercado um Peugeot 104 utilizando peças Citroen, o LN e o LNA. Anos depois seria lançado também o Visa que todos conhecemos mas o projecto de um carro inteiramente Citroen não foi completamente perdido, mudou-se antes de armas a bagagens para a Roménia. Ai seria criada uma nova marca e construida uma fábrica onde seriam produzidos estes veículos que, curiosamente, iniciaram a su produção no mesmo ano que o Visa.

O Olcit utiliza peças e tecnologia Citroen como o motor de dois cilindros opostos refrigerado a ar do 2CV. Estes modelos chegaram a ser vendidos em alguns países ocidentais pelo nome de Citroen Axel mas não sei se chegaram alguma vez a Portugal. Se tiverem informações, façam favor de as colocar
    Attached Images

Consultor Marco Pestana's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

"Três meses na Republica Checa... e um regalo para os olhos!!"

Por momentos, julgava que estivesses a falar das LINDAS MULHERES CHECAS!

( mas se houver umas fotos delas...Estás à vontade...)

Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ireneu Pestana Ver Post
    "Três meses na Republica Checa... e um regalo para os olhos!!"

Por momentos, julgava que estivesses a falar das LINDAS MULHERES CHECAS!

( mas se houver umas fotos delas...Estás à vontade...)
    Também as há...! Pode ser k a partir de agora peça a algumas pa posarem em frente aos carros, sempre dá mais conteudo à foto e eu saio a ganhar porque tenho tema para meter conversa com elas!!

"What is this for?!
    Come to my home and I will show you...!"

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Nov 2007