Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 10 de 10

Título: Carta de Moto

Futuro Clássico DiogoLisboa's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Question Carta de Moto

Há muito tempo que tenho uma dúvida sobre as cartas de moto ...

Sei que há 3 cartas, licença de 50cc, carta de moto até 125cc e carta de moto superior a 125cc...

E de preços sei que a licença custa 50€ e as cartas custam para cima de 300€...

Eu queria tirar licença de 50cc para conduzir as motorizadas, mas não sei se a licença é válida para as motorizadas e scooters ou apenas scooters...

Alguém sabe?

Carrinho Rolamentos Clássico JoaquimDonário's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Se não estou enganado, MAS tenho 99% de certeza:

Existem:
    A licença para 50cc, velocidade máxima permitida 50 ou 60km/h (as que têm as matrículas amarelas - ex-camarárias);
    Carta de condução motociclos que depende da cilindrada e da idade do "encartado"!

A licença para condução de velocípedes com motor auxiliar pode, penso eu de que, ser pedida a partir dos 14 anos de idade!

Se tiver carta de carro acho que não precisa de pedir esta licença (pode conduzir este tipo de veículos até 50cc)!

Pergunte na DGV, na GNR, ...!?

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Eu tirei a licença de 50cc a pouco tempo na PRP(prevenção rodoviaria portuguesa) e custou nada mais nada menos do que 375 euros!!!!!!!!!!Pode se tirar apartir dos 14 anos so que quando o condutor fizer 16 anos tem que renovar a licença na câmara e desse modo torna-se vitalicia!
    Espero que a informação tenha ajudado!

Abraço

Futuro Clássico MiguelM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2007

Por Defeito

Eu já posso tirar a carta?! Tenho amigos meus que desde os 14 que têm a carta, mas fui-me informar e dizem que é só apartir dos 16, os que tiraram aos 14 foi pelo ACP! Será?!
    abraços

Carrinho Rolamentos Clássico Ruigameiro's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Boas. Eu não tenho muita experiência na matéria... Mas aquilo que eu tenho a certeza, é que se pode tirar uma licença de condução de motociclos até 50cc a partir dos 14 anos de idade. Eu sou de Pombal, e sei de quem o tenha feito. Sei que se tem que frequentar um certo número de aulas sobre circulação rodoviária (?) e que após essas aulas se pode fazer o "exame de condução". E, no caso das pessoas que eu conheço, foram frequentar essas aulas e fazer o exame na Figueira da Foz (não percebo o porquê de ser lá, e não em Leiria como seria de esperar). E sei também que essa licença caduca ao fazer 16 anos. Agora se dá para renovar ou "pedir actualização" para depois se conduzirem motociclos até 125cc ou outra coisa do género, já não sei Mas penso que não dê, visto que para tirar a carta de 125cc é preciso fazer o exame do código da estrada na ex-DGV (não sei o nome actual), e após passar esse exame tem que fazer o exame de condução de moto... Penso que seja assim porque tirei a carta de ligeiros à cerca de 2 anos e acho que haviam lá pessoas nessa situação...

Mas o melhor mesmo é informar-se na DGV (ou lá como se chama agora), seja por telefone ou pelo site, porque concerteza que lá te darão uma resposta certa e concreta

Cumps
    Rui Gameiro

Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Boas.

Pois, realmente a melhor solução é informar-se na DGV ou então numa escola de condução da sua área. A carta que tenho, neste momento, permite-me conduzir motociclos até 250cc e após ter dois anos de carta posso conduzir motas de cilindrada superior a 250cc, ou seja, passo a poder conduzir qualquer mota. A de 50cc é a chamada licença, que só dura dois anos, e quanto a renovações penso que não haja. Mas, mais uma vez, o melhor é informar-se...

P.S. - Atenção, que se tirou carta de carro nos ultimos anos, esta já não serve para ciclomotores de cilindrada igual ou inferior a 50cc...

Sem mais,
    Ricardo Solapa

Triciclo a Pedais Clássico Pedrotdias's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rsolapa Ver Post
    Boas.

Pois, realmente a melhor solução é informar-se na DGV ou então numa escola de condução da sua área. A carta que tenho, neste momento, permite-me conduzir motociclos até 250cc e após ter dois anos de carta posso conduzir motas de cilindrada superior a 250cc, ou seja, passo a poder conduzir qualquer mota. A de 50cc é a chamada licença, que só dura dois anos, e quanto a renovações penso que não haja. Mas, mais uma vez, o melhor é informar-se...

P.S. - Atenção, que se tirou carta de carro nos ultimos anos, esta já não serve para ciclomotores de cilindrada igual ou inferior a 50cc...

Sem mais,
    Ricardo Solapa
    E quem tirou a mais tempo????
    tenho carta a 7 anos será que posso conduzir 50cc???
    Cumprimentos
    Pedro Dias

Data de Registo
    Jan 2008

Exclamation habilitação de condução

Citação Originalmente Colocado por Pedrotdias Ver Post
    E quem tirou a mais tempo????
    tenho carta a 7 anos será que posso conduzir 50cc???
    Meus caros,
    como tenho alguma ligação à área, aqui vai o esclarecimento:

Licença especial de Ciclomotores até 50cm3
    Se tens 14 ou 15 anos, podes tirar uma licença especial de condução para ciclomotores até 50 cm3.

A1 - Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW. Pode ser tirada aos 16 anos (A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal).

Categoria A - Motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro lateral.
    Como regra, 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16 KW/kg, quem:
    a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido
    de conduzir (“acesso gradual”);
    ou
    b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).

Subcategoria B1 - Triciclos e quadriciclos. Pode ser tirada aos 16 anos
    (A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder
    paternal)

A categoria B, para alem dos ligeiros, só pode ser utilizada para a condução de triciclos e quadriciclos.
    Não pode ser utilizada para a condução de veiculos de duas rodas.

Carrinho Rolamentos Clássico David Guimarães's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MiguelM Ver Post
    Eu já posso tirar a carta?! Tenho amigos meus que desde os 14 que têm a carta, mas fui-me informar e dizem que é só apartir dos 16, os que tiraram aos 14 foi pelo ACP! Será?!
    abraços
    Há 10 anos atrás estava na mesma situação. Não conhecia ninguém com 14 anos e licença, contudo tinha lido alguns artigos que diziam ser permitido. Cheio de esperança dirigi-me a uma escola de condução para pedir mais informações mas disseram-me que não era possível até aos 16 anos. Assim tive de esperar dois anos até tirar a carta A1 e durante esse intervalo de tempo a Aerox esteve a ganhar pó...

De qualquer forma as coisas já mudaram certamente desde essa altura, como provam algumas das respostas que te deram, por isso tens sorte.

Bicicleta Pasteleira Clássica Bizarro's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por alenkerk Ver Post
    Meus caros,
    como tenho alguma ligação à área, aqui vai o esclarecimento:

Licença especial de Ciclomotores até 50cm3
    Se tens 14 ou 15 anos, podes tirar uma licença especial de condução para ciclomotores até 50 cm3.

A1 - Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW. Pode ser tirada aos 16 anos (A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal).

Categoria A - Motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro lateral.
    Como regra, 18 anos. Não obstante, só pode conduzir motociclos de potência superior a 25 KW e com uma relação potência/peso superior a 0,16 kW/kg, ou, se tiver carro lateral, com uma relação potência/peso superior a 0,16 KW/kg, quem:
    a) Esteja habilitado, há pelo menos dois anos, a conduzir veículos da categoria A, descontado o tempo em que tenha estado proibido ou inibido
    de conduzir (“acesso gradual”);
    ou
    b) Seja maior de 21 anos e tenha sido aprovado em prova prática realizada em motociclo sem carro lateral e de potência igual ou superior a 35 KW (“acesso directo”).

Subcategoria B1 - Triciclos e quadriciclos. Pode ser tirada aos 16 anos
    (A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização escrita de quem sobre ela exerça o poder
    paternal)

A categoria B, para alem dos ligeiros, só pode ser utilizada para a condução de triciclos e quadriciclos.
    Não pode ser utilizada para a condução de veiculos de duas rodas.
    Acrescento só ainda a existencia de uma licença de 50cc que pode ser pedida junto da DGV (não sei a partir de que idade).

Custa cerca de 30€, sendo necessário levar tudo para o exame prático

Sei que é preciso levar mota para o exame.