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  1. #1
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Por Defeito História das Matrículas Antigas (Continente)

    Fornecendo a possibilidade de terem acesso a este artigo extraído do Jornal do Museu dos Transportes e Comunicações Nº2 Inverno de 2003, pretendo que vocês façam as vossas próprias análises relativas a matrículas que vos apareçam.

    Vou transcrever quase na totalidade um artigo de Carla Coimbra Alves chamado:

    A História das Matrículas de Automóveis em Portugal

    ". . ."

    As estradas, os mapas, a sinalização e as regras de trânsito, contribuíram para o seu desenvolvimento como meio de transporte. Desta vez relembramos a história das matrículas em Portugal.
    Os automóveis que circularam em Portugal até 1911, não ultrapassavam as escassas centenas e não possuíam matrículas.

    No início do século XX, tal como as carruagens e as carroças de cavalos, também os automóveis eram registados nas Câmaras Municipais que atribuíam um número ao veículo em questão.
    Eventualmente, alguns automóveis faziam-se acompanhar desta identificação que, no entanto, não constituía uma matrícula.

    Porém, com base no decreto-lei publicado no Diário da República a 27 de Maio de 1911, todos os automóveis foram obrigados a usar uma chapa de matrícula, cuja identificação era feita através de uma letra seguida da respectiva numeração, identificação esta que se apresentava em branco sobre fundo preto. Para o efeito, foram escolhidas três letras que identificavam a zona do país onde tinha sido efectuado o registo do automóvel.

    Assim, vejam-se os seguintes exemplos:
    Zona norte de Portugal N- 287; N- 498; N-869...
    Zona centro de Portugal C- 289; C-523; C-968...
    Zona sul de Portugal S-403; S-741; S-990

    Esta realidade vigorou até 31 de Dezembro de 1936, altura em que foi introduzido um novo sistema
    de numeração.

    Segundo a nova legislação, todos os veículos inscritos até então deveriam substituir a antiga numeração, facto que não envolveria qualquer custo por parte do proprietário. Também este novo sistema contemplava a identificação da zona onde o automóvel tinha sido matriculado.

    Para o caso dos automóveis registados na zona norte, foram reservadas as combinações de M a T, seguidas de dois grupos de algarismos, tendo a combinação MM sido reservada para os automóveis antigos até ao no 9.999 e a combinação MN para os números 10.000 e seguintes.

    Para os automóveis registados na zona centro, foram atribuídas as combinações de duas letras de U a Z, tendo a combinação UU sido atribuída aos automóveis antigos desta zona.

    No que toca à zona sul, foi estabelecido que os automóveis registados nesta zona receberiam matrículas com combinações de A a L, tendo sido reservadas as seguintes combinações para os automóveis antigos: AA até 9.999; AB de 10.000 a 19.999; AC de 20.000 a 29.999; AD de 30.000 e seguintes.

    À semelhança do sistema anterior, também as letras e os números destas combinações eram em branco sobre fundo preto.

    Este sistema manteve-se em vigor até 31 de Dezembro de 1991.


    Com o aumento constante do parque automóvel, rapidamente também se esgotaram as hipóteses de combinações letras/números e, assim, houve necessidade de abandonar as restrições na atribuição das letras às zonas Norte, Centro e Sul.
    Passaram, então, a aparecer matrículas com a combinação de grupos de letras misturadas de A a Z, como sejam os exemplos:
    “SD-02-72” ou “AR-02-72”.

    A partir de 1 de Janeiro de 1992, passaram a ser utilizadas as chapas de matrícula retro reflectoras, com fundo branco e letras pretas, não havendo, no entanto, obrigatoriedade de se proceder à substituição das chapas anteriores, como aconteceu na primeira alteração de 1936.

    Estas novas placas passaram a ter um conjunto de letras no final de dois grupos de algarismos e, sobre o lado esquerdo, o símbolo comunitário: -quinze estrelas amarelas e a letra P a branco (Portugal) sobre o fundo azul retro reflector.

    A partir de 1 de Janeiro de 1998, sobre o lado direito da chapa de matrícula, foi colocada a identificação respeitante ao ano e mês de atribuição da primeira matrícula, com os números em cor preta sobre o fundo amarelo.


    Carla Coimbra Alves
    Última edição por Blitz : 19-12-2006 às 23:38 Razão: Destacar o nome da autora do artigo



  2. #2
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Por Defeito

    "Esta realidade vigorou até 31 de Dezembro de 1936, altura em que foi introduzido um novo sistema
    de numeração"
    :- frase retirada do artigo de Carla Coimbra Alves

    Não consigo encontrar a legislação que deu vida a estas novas regras de matriculação.
    No entanto, fontes consideradas fidedignas, informaram-me que em Novembro de 1936, foi determinado pelo governo de então, que a última matrícula emitida segundo o decreto lei publicado no Diário da Rerública de 27 de Maio de 1911 seria a S-37070.

    Esta matrícula viria a ser, segundo as novas regras, AD-70-70

    De tudo o que fui apurando, depreendo que em finais de 1936 princípios de 1937 começaram as famosas séries e logo na série 10. (não encontrei referência à existência de séries entre 01 e 09, à semelhaça do que aconteceu na Madeira)
    Última edição por Blitz : 20-12-2006 às 16:56 Razão: faltava indicar a origem da frase em destaque.

  3. #3
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    Por Defeito

    Eu tenho um artigo da revista noticias magazine que fala precisamente sobre a história das matrículas.
    Só que de momento a revista encontra-se na provincía...


    cumprimentos

  4. #4
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Eu tenho um artigo da revista noticias magazine que fala precisamente sobre a história das matrículas.
    Só que de momento a revista encontra-se na provincía...


    cumprimentos
    Ficamos a aguardar que a revista chegue à cidade, pois pode muito bem estar lá a informação que me (nos) falta para termos certezas em vez de hipóteses.

  5. #5
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    A revista em qustão tinha o historial todo até à entrada em vigor das matriculas da união europeia.

    cumprimentos
    Última edição por bg2 : 20-12-2006 às 17:07

  6. #6
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    queria aqui pedir desculpas.
    Afinal a tal revista com o artigo das matrículas não está na provincía (é o que dá ter coisas em vários locais)

    Já scanizei o artigo e vou seguidamente tentar pô-lo aqui.


    cumprimentos

  7. #7
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    Penso que esta é a primeira página do artigo

    cumprimentos
    Última edição por RPalma : 21-12-2006 às 00:42

  8. #8
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    Última edição por RPalma : 21-12-2006 às 00:47

  9. #9
    Carrinho Rolamentos Clássico RPalma's Avatar
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    Por Defeito

    OK, imagens corrigidas e agora legíveis!

    Siga a investigação!
    Última edição por RPalma : 21-12-2006 às 00:48


  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por RPalma Ver Post
    OK, imagens corrigidas e agora legíveis!

    Siga a investigação!
    Eu e o bg2 agradecemos a grande ajuda do Rpalma para tornar possivel ver este artigo que veio mesmo a calhar para confirmar as minhas teorias baseadas na análise de variados documentos e trocas de impressões com pessoas ligadas ao ramo automóvel.

    Não está a ser fácil encontrar a base legal, mas já há várias pessoas a pensarem e dizerem o mesmo, o que é bom sinal.

    A história continua amanhã.
    Última edição por Blitz : 21-12-2006 às 01:11 Razão: pequenos retoques na escrita

  11. #11
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    Por Defeito

    Após uma leitura atenta do artigo acima postado, atrevo-me a dizer que é uma boa interpretação do que se passou na Direcção de Viação de Lisboa.

    Se confrontarmos com as listas que já foram postadas no outro fórum, chegamos à conclusão que há pequenas diferenças ou erros que podem ser imputados à passagem de manuscrito para tipografia.

    Sendo apresentado de forma diferente é um bom tira teimas, pois leva-nos de um lado para o outro à procura de confirmações.


    Nas datas de utilização das séries há grandes discrepâncias entre a lista do Santcarlos e os registos ao meu dispor.

    Também o artigo da revista falha na série 11 relativamente ao que tenho.

    Nada de muito grave e pode muito bem ser uma questão do método escolhido para a análise efectuada.

    Espero brevemente poder repescar as listas postadas o ano passado (curiosamente na altura do Natal) para que possam tirar as vossas conclusões.

  12. #12
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    Por Defeito

    Renovo o meu agradecimento ao Blitz e ao Rpalma por terem tornado as imagens visiveis.
    Espero que as mesmas sejam o mais úteis possivel para a discussão

    cumprimentos

  13. #13
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    Por Defeito

    Conforme o prometido, cá estão as listas de matrículas que permitem ficar com algumas dores de cabeça depois de lidas.



    http://www.geocities.com/blitzisme/matriculas.htm

    http://www.geocities.com/blitzisme/SantCar1.htm

    http://www.geocities.com/blitzisme/SantCar2.htm

    http://www.geocities.com/blitzisme/SantCar3.htm


    Conforme ficou patente no fórum antigo, estas listas não estão perfeitas. Houve algumas sugestões para serem refeitas mas não houve voluntários.
    As sugestões de alterações vou colocá-las de seguida. Eu executar novas listas está posto de parte.

    Antes de continuar quero deixar os meus agradecimentos aos anteriores "fornecedores" deste tópico

    Lobão, Santcarlos, Jcarl, Rpalma, AC e tantos outros

  14. #14
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Por Defeito

    Ficam alguns apontamentos que acho valerem a pena ser destacados.

    OLobãoescreveu toda a lista inicial de matrículas.


    Jcarl
    -Sim, está correcto e ainda faltam algumas, tal como o ZE...
    Outra curiosidade, as matrículas, no 1o par de números, começavam sempre por 10 e depois iam por aí "cima", por ordem sequencial... Ou seja, por exemplo: AG-10-00 e depois seguiam a sequência AG-10-01, etc.
    Nos anos de 1981 e 1982 foram repescar todas as matrículas antigas (se calhar já se começava a pôr o problema de todas as combinações de letras e números se esgotarem) e o 1o par de números começou por "00", ou seja AG-00-00, AG-00-01 e por aí adiante... Daí na lista do Lobão as letras "AG" serem de 1971 (AG-10-00 e seguintes) e de 1982, que foi quando se fez a repescagem (AG-00-00, AG-00-01...). Isto foi feito com todos os pares de letras que, até então, já tinham sido usados (AG, AV, EB, FA, etc). Esse "repescamento" deu para cobrir os anos de 81 e 82 e, a partir daí, o 1o par de numeros em todos os novos todos pares de letras começavam por "00", como é o caso de CU-00-00, que é uma matrícula dessa época (julgo que 82 ou 83) em que o par de letras é novo (CU) e, de tão polémico que foi na época, já não voltou a ser usado com as letras no fim e provavelmente não o será agora, nesta nova série iniciada recentemente, com as letras no meio.


    Blitz
    Assim Motociclos ficaram para:
    - D.V.Lisboa - LL,LI,LN,LR,LS e LT
    - D.V.Norte - TT e TZ
    - D.V.Centro - ZZ
    - D.V.Sul - EM

    Ainda ficaramm uns rabos soltos que vou realçar:
    - D.V.Lisboa - Matrículas provisórias TA
    - D.V.Norte - Matrículas provisórias TB
    - D.V.Centro - Matrículas provisórias TC
    - D.V.Sul - Automóveis EV, matrículas provisórias TE


    Rpalma
    Quanto ás listagens do Santcarlos, só gostaria de "retocar" 1 ou 2 pontos.
    As series "L" mencionadas na pagina 1 como "nunca usada?" foram usadas em Motociclos
    Na serie "Z", houve a ZO e a ZE ambas utilizadas para carros provenientes das ex-colonias e importados, não necessariamente "Oldtimers", sendo outras "Z" utilizadas em Motociclos, estou-me a lembrar da ZZ, por exemplo


    AC
    Penso que a letra Q foi usada pela 1ª vez nas matriculas portuguesas em 1987(pela DGV Norte).
    Marcas como BMW,TOYOTA e VOLVO matriculavam os seus carros novos na DGV Norte.
    Pedindo desde já desculpa por alguma informação que seja repetida,deixo séries de letras usadas pela DGV N entre início de 1987 e início de 1992(quando as series de letras passaram para o fim.)
    1987-RP,RM,QM
    1987/1988-QN
    1988-QO
    1988/1989-QP
    1989-QQ,QR
    1989/1990-QS
    1990-QT,MQ
    1990/1991-NQ
    1991-OQ,PQ,RQ
    1991/1992-SQ

    Não são todos os apontamentos que aqui deveriam estar, mas sómente alguns para tentar mostrar como se pode contribuir.

    Obrigado a todos.

  15. #15
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Por Defeito

    Agora um "pequeno trabalho de casa" só para mostrar o que é andar a mecher no pó. Divirtam-se.


    Adaptação da Versão Santcarlos

    Lisboa

    1937-1957 numeração sómente pelo grupo de números 10 a 24

    primeiras letras A a L excepto AA, AB,AC,AD,AM
    segundas letras A a L excepto CC, CD


    10 1937-1938
    11 1939-1941
    12 1946-1948
    13 1947-1948
    14 1948
    15 1948-1949
    16 1949-1950
    17 1950-1951
    18 1952
    19 1953
    20 1954
    21 1954-1955
    22 1955
    23 1956
    24 1956-1957


    Porto

    1937-1957 numeração sómente pelo grupo de números 10 a 16

    primeiras letras M, N, P, R, S, T exepto MA e MD
    segundas letras M, N, P, R, S, T


    10 1937-1941
    11 1946-1948
    12 1949-1951
    13 1952-1953
    14 1954-1955
    15 1955-1956
    16 1956-1957


    Extraído da "Torre do Trambulhão"
    série 10
    Início - Dez 1936
    Fim provável -1938

    série 11
    Início - 1939
    Fev 1946 GH-11-69
    Fim provável - Ago 1946 HE-11-99

    série 12
    Início - Ago 1946 IL-12-00
    Fim provável - Mai 1947 EA-12-94

    série 13
    Início - Mai 1947 GE-13-09
    Fim provável - Dez 1947 ED-13-79

    série 14
    Início - Dez 1947 CG-14-30
    Fim provável - Out 1948 BC-14-82

    série 15
    Início - Mai 1948 IL-15-15
    Fim provável - Set 1949 BE-15-88

    série 16
    Início - Mai 1949 IF-16-01
    Fim provável - Set 1951 FH-16-85

    série 17
    Início - Nov 1950 EB-17-00
    Fim provável - Fev 1952 GA-17-96

    série 18
    Início - Dez 1951 BI-18-02
    Fim provável - Abr 1953 HC-18-99

    série 19
    Início - Nov 1952 LH-19-07
    Fim provável - Fev 1954 ED-19-94

    série 20
    Início - Dez 1953 HA-20-03
    Fim provável - Set 1954 GG-20-89

    série 21
    Início - Jul 1954 HA-21-02
    Fim provável - Jun 1955 FI-21-83

    série 22
    Início - Abr 1955 BF-22-01
    Fim provável - Nov 1955 EF-22-96

    série 23
    Início - Nov 1955 GG-23-01
    Fim provável - Jul 1956 EF-23-96

    série 24
    Início - Jul 1956 LD-24-03
    Fim provável - Fev 1957 HI-24-95

    série 25
    Início - Fev 1957 HL-25-02
    Fim provável - Mar 1957 GB-25-04

    e daqui para a frente começa a confusão.

    PS:- As matrículas e as datas foram recolhidas de documentos da época, mostrando o que aconteceu numa área geográfica restrita e não representam o universo do País ou de uma das Zonas (Norte, Centro ou Sul) tendo por isso um valor relativo.

  16. #16
    Futuro Clássico Roger Morgan's Avatar
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    Por Defeito

    Brilhante trabalho de sintese. Um grande obrigado.

  17. #17
    Futuro Clássico Lino Marques's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Roger Morgan Ver Post
    Brilhante trabalho de sintese. Um grande obrigado.


    Sem dúvida um trabalho enormíssimo, a todos os níveis. Um grande bem haja ao Blitz!

  18. #18
    Triciclo a Pedais Clássico Santcarlos's Avatar
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    Amigo Blitz,

    Grande trabalho de pesquisa e paciência.

  19. #19
    Carrinho Rolamentos Clássico ACe's Avatar
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    Por Defeito

    Blitz parabéns pelo notável trabalho.

    Um "à parte" para dar a conhecer o mau serviço prestado pela DGV na atribuição de matriculas de época.
    Ultimamente a DGV N tem atribuido essas matriculas sem ter em conta o ano de fabrico do carro.Referindo casos concretos,a um MGB de 74 foi atribuida a matricula RS e a um BMW de 67 a matricula TV(??) que na altura,salvo erro ,era atribuida só a motos(JAWA,CZ,etc...)

  20. #20
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    Trabalho Brilhante!!!

    Obrigado pela partilha e dedicação!

  21. #21
    Consultor Cargil48's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ACe Ver Post
    Blitz parabéns pelo notável trabalho.

    Um "à parte" para dar a conhecer o mau serviço prestado pela DGV na atribuição de matriculas de época.
    Ultimamente a DGV N tem atribuido essas matriculas sem ter em conta o ano de fabrico do carro.Referindo casos concretos,a um MGB de 74 foi atribuida a matricula RS e a um BMW de 67 a matricula TV(??) que na altura,salvo erro ,era atribuida só a motos(JAWA,CZ,etc...)
    É... aos meus dois Volvo 544 atribuíram a ambos as letras MR. Se no B18, que é de 1964, tal corresponde, no caso do primeiro não pois é de 1961, que deveria ter dado um OP. Será que não haverá uma única combinação OP disponível? Acham que vale a pena tentar reclamar?

  22. #22
    Carrinho Rolamentos Clássico ACe's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Cargil48 Ver Post
    ...Será que não haverá uma única combinação OP disponível? Acham que vale a pena tentar reclamar?
    A partir do momento em que há atribuição de uma matricula de época,penso que será difícil a alteração, mesmo que a série correspondente ao ano de fabrico se encontre disponível em alguma combinação.

    Esta minha opinião decorre do que tenho constatado ser o sofrível serviço da DGV em relação às matriculas de época.

    Pelo que tenho observado,não há coordenação de informação entre as várias entidades que podem efectuar ou efectuaram no passado o abate de viaturas e respectivas matriculas(GNR,PSP,Autarquias,Conservatórias,Tribu nais,etc...) e as várias secções da DGV que emitem as ditas matriculas de época.

    Assim sendo, quem pretende estas matriculas está dependente da boa ou má disposição do funcionário encarregado desta função.

    Não nos esqueçamos que este é mais um serviço pago ao Estado, por quem o solicita, e não um favor que o mesmo Estado concede.

    Portanto,quem solicita este serviço tem o direito e o dever de exigir que ele seja bem prestado.

  23. #23
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Cargil48 Ver Post
    ...

    Será que não haverá uma única combinação OP disponível?
    ...
    Já pensaram que realmente é uma probabilidade isso acontecer, se tivermos em conta o facto de as pessoas não darem baixa das matrículas dos carros que já foram para a sucata e destruídos? (abaterem)

    Referindo o caso concreto será que o Cargil48, quando pediu matrículas da época, referiu o facto de pretende-las o mais aproximado possível do ano de fabrico para cada um dos carros?
    Julgo que protestar não vai levar a lado nenhum.
    De qualquer modo o que está feito está feito e para alterar é sempre preciso pagar. Penso que pode procurar saber se há matrícula, do ano que pretende, disponível e em caso afirmativo, pedir o cancelamento da que não quer e mais uma vez pedir nova matrícula da época.

    Isto sou eu a divagar. Não sei se será possível.

  24. #24
    Futuro Clássico Blitz's Avatar
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    Por Defeito



    Só por curiosidade vou transcrever o que diz o Regulamento do Código da Estrada de 1954 - Veículos Automóveis e Reboques.

    Secção II

    Chapas de matrícula

    Artigo 37
    VEÌCULOS AUTOMÒVEIS E REBOQUES


    1. (...)

    2. (...)

    3. (...)

    4. (...)

    5. (...)

    6. (...)

    ANOTAÇÕES

    1. Gravuras e dimensões das chapas, letras e números de matrícula

    ...

    2. Dimensões das chapas de instrução
    ...

    3. Letras correspondentes a cada Direcçõa de Viação

    Direcção de Viação de Lisboa
    A a L - Automóveis
    I a T - Motos
    L - Reboques

    Direcção de Viação do Porto
    M a T - Automóveis
    TT TZ - Motos
    P - Reboques

    Direcção de Viação de Coimbra
    U a Z - Automóveis
    ZZ - Motos
    C - Reboques

    Direcção de Viação de Évora
    EV - Automóveis
    EM - Motos
    E - Reboques

    Direcção de Viação dos Açores
    AN ou AR

    Direcção de Viação da Madeira
    MA ou MD



    4. Matrículas dos veículos das ex-províncias ultramarinas

    Nas ex-províncias ultramarinas as letras correspondentes às matrículas de veículos são as seguintes:

    Cabo Verde
    CVS ou CVB, a última letra é indicativa de cada uma das circunscrições técnicas: Sotavento ou Barlavento.

    Guiné
    G

    São Tomé e Príncipe
    STP

    Angola
    Grupo de três letras, a primeira é A

    Moçambique
    Grupo de três letras, a primeira é M

    Macau
    MT ou C

    Timor
    TP

    5. Chapas de matrícula reflectorizantes
    ...

    6. Chapa de matrícula de autmóveis toyota
    ...

    7. Séries e números de matrículas

    1- Generalidades

    A grande quantidade de séries de matrículas que é absorvida pelo registo de automóveis obrigou a aumentar o número de combinações de letras que têm estado distribuídas para o efeito.

    Indica-se assim o procedimento a seguir.

    2- Regime inicial
    2.1- A distribuição do alfabeto continua a ser:
    A a L - D.V. de Lisboa
    M a T - D.V. do Norte
    UV e Z - D.V. do Centro

    2.2- As letras e as combinações de letras que têm sido usadas nos registos e matrículas continuam a identificar as direcções de viaçaõ a que pertencem.

    2.3- As séries que têm estado reservadas para determinadas entidades continuam a vigorar.
    Última edição por Blitz : 27-12-2006 às 21:58 Razão: Ortografia

  25. #25
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    Por Defeito Continuação

    3 - Alargamento do sistema
    3.1- À medida que nas direcções de viação se esgotarem as séries de matrículas que lhe estão atribuídas passarão as mesmas a ser aumentadas com as outras novas obtidas pela combinação das letras da direcção em causa com as das outras direcções, mas de modo que as daquela fiquem colocadas em primeiro lugar, a fim de permitir que as novas séries assim formadas continuem o indicar a direcção a que pertencem.

    3.2- Quando um dia se esgotarem todas as séries preconizadas no número antecedente haverá que recorrer a uma outra estruturação das matrículas bastando mudar o grupo de letras da posição antes para a de depois da parte numérica, tal como tem sido adoptado noutros países.

    4 - Parte numérica
    Quanto à parte numérica das matrículas dos automóveis e motociclos mantém-se o sistema que está em uso fraccionando em grupo de dois algarismos separados por hifens.

    4.1- Nas matrículas dos reboques a parte numérica será inscrita normalmente.

    5 - Atribuição das séries
    5.1- A entrada em serviço de qualquersérie de matrícula será determinada por sorteio a realizar entre todas as séries disponíveis na respectiva direcção de viação.
    A parte numérica das matrículas será atribuída pela ordem de entrada dos requerimentos.

    5.2- Exceptuam-se as séries CD e FM reservadas, respectivamente, para os automóveis dos membros do Corpo Diplomático e das Missões Estrangeiras, em relação às quais a parte numérica das matrículas será atribuída pelos Serviços de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros de harmonia com a lista das categorias, independentemente da sequência dos números.

    5.3- As letras D e F são igualmente reservadas, respectivamente, para os reboques dos membros do Corpo Diplomático e das Missões Estrangeiras, sendo a parte numérica das matrículas atribuídas também pelos Serviços de Protocolo independentemente da sequência dos números, podendo ser constituída pela repetição do número do automóvel do mesmo proprietário, mas inscrito de forma não fraccionada.

    6 - Indicação das séries
    As combinações de letras em uso ou a atribuir encontram-se indicadas no planeamento seguinte:

    D V N
    Sede :
    Automóveis - Diversas ; Motociclos - Diversas ; Reboques - P

    Braga :
    Automóveis -ZA ; Motociclos - ZB ; Reboques - BR

    Vila Real :
    Automóveis -ZC ; Motociclos - ZD ; Reboques - VR


    D V C
    Sede :
    Automóveis - Diversas ; Motociclos - Diversas ; Reboques - C

    Aveiro :
    Automóveis -ZE ; Motociclos - ZF ; Reboques - AV

    Guarda :
    Automóveis -ZG ; Motociclos - ZH ; Reboques - GD


    D V L
    Sede :
    Automóveis - Diversas ; Motociclos - Diversas ; Reboques - L

    Santarém:
    Automóveis -ZI ; Motociclos - ZL ; Reboques - SA

    Setúbal :
    Automóveis -ZM ; Motociclos - ZN ; Reboques - SE

    D V S
    Sede :
    Automóveis - Diversas ; Motociclos - Diversas ; Reboques - E

    Faro :
    Automóveis -ZO ; Motociclos - ZP ; Reboques - FA

    (....)
    Última edição por Blitz : 27-12-2006 às 22:01

  26. #26
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    7- Concretização
    A fim de concretizar a posição relativa à actual distribuição de letras e séries de letras que formam as matrículas dos veículos apresenta-se a seguir uma planificação geral do sistema, incluindo também as séries em uso no Ultramar embora estas não pertençam ao âmbito da D. G. V..

    7.1 - Metrópole

    Para a D V L :

    Letras atribuídas - A a L
    Cartas e livretes de reboques - L (D e F para reboques de diplomatas).

    Séries atribuídas a :

    Automóveis - 97 combinações
    Motociclos - LL, LI, LN, LR, LS e LT
    Matrículas provisórias - TA


    Para a D V N :

    Letras atribuídas - M a T
    Cartas e livretes de reboques - P

    Séries atribuídas a :

    Automóveis - 46 combinações
    Motociclos - TT e TZ
    Matrícula provisória - TB


    Para a D V S :

    Cartas e livretes de reboques - E

    Séries atribuídas a :

    Automóveis - EV
    Motociclos - EM
    Matrícula provisória - TE


    7.2 - Ilhas adjacentes

    Junta-Geral do Distrito Autónomo do Funchal

    Cartas e livretes de reboques - M

    Séries atribuídas a :

    Automóveis - MA e MD
    Matrícula provisória - TF

    Direcção de Viação da Horta

    Séries atribuídas a :

    Cartas e veículos - HO
    Matrícula provisória - TH


    Junta-Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo

    Séries atribuídas a :

    Cartas e veículos - AN
    Matrícula provisória - TG


    Junta-Geral do Distrito Autónomo de Ponta Delgada

    Cartas e livretes - A

    Séries atribuídas a :

    Veículos - AR e AS
    Matrícula provisória - TD

    Séries privativas:

    Estado - AM, AP, EP, ME, MG, e MX
    Corpo Diplomático - CD para automóveis e D para reboques
    Pessoal de Missão - FM para automóveis e F para reboques


    8 - ficam revogadas quaiquer instruções anteriores que porventura determinassem procedimento em contrário. (Despacho da D. G. de Viação, de 30 de Outubro de 1972)

  27. #27
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    Por Defeito

    As transcrições anteriores foram feitas da 5ª edição, publicada em Setembro de 1983, do livro " Regulamento do Código da Estrada" do Dr. Júlio Serras e Sr. José Francisco Antunes


    O regulamento foi aprovado pelo Decreto nº 39987 de 22 de Dezembro de 1954

  28. #28
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    Por Defeito genial

    Excelente trabalho, parabéns.

  29. #29
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    Por Defeito

    Vivam todos

    Venho retomar este fabuloso tópico para tentar completar alguns elementos em falta, nomeadamente motos:

    ZF - 1987/1988 (DGV Aveiro/centro, conforme acima descrito)
    ZX - 1989/1990 (idem, completar)
    TU - 1991/1992 (idem, completar)

    Nota prática: Suzuki, Cagiva e Casal, registadas pelo(s) importador(es) do centro.

    O que me falta a mim são os anteriores, daí ter vindo a este local.

    TI - Suzuki - a que época corresponde? Sei que é anos 70.
    Amar os antigos é prever o futuro

  30. #30
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    Por Defeito

    -quinze estrelas amarelas e a letra P a branco (Portugal) sobre o fundo azul retro reflector.
    Aqui está errado, não são quinze estrelas mas sim doze.

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