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  1. #1
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    Por Defeito VW Carocha 1300 de 1966 - Reparação de motor e beneficiação geral

    Reparei ha dias o motor do meu carocha 1300, meti pistões e camisas novas os e todos os bronses novos assim como todas as juntas. Acontece que o motor trabalha muito bem certinho, pega também muito bem, mas a baixos regimes faz um pequeno barulho. Poderá ser de ainda estar em rodagem. Junto fotografias do carro em questão. Tenho também fotografias do arranjo do motor que posso aqui meter se acharem por bem. Nota (Não sou mecanico nem tenho nenhum curso de mecanica o que sei aprendi em livros e perguntando a mecanicos.) Obrigado desde já a quem me puder ajudar.

    Um abraço
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  2. #2
    Administrador McReis's Avatar
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    Por Defeito

    Veronique: ponha as fotos todas que envolvam óleo, ferrugem ou motores estripados, que o pessoal aqui adora isso.

    No entanto, para que isso faça mais sentido, movi o seu tópico para a secção "Oficina".

  3. #3
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    Por Defeito

    Ummmm

    Assim à distancia é complicado.

    Blindagem solta?

  4. #4
    Carrinho Rolamentos Clássico
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    Por Defeito

    Estive à pouco a falar com um amigo que é mecanico que veio aqui aminha casa ver o carro e disse-me que aparentemente será uma biela a bater, aconselhou-me a voltar a abrir o motor para ver o que se passa.

  5. #5
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    Por Defeito

    Bem, se for esse o caso o ideal é abrir mesmo sem demoras....

  6. #6
    Carrinho Rolamentos Clássico Franciscosousa's Avatar
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    Por Defeito

    Lindo Carocha. Se foi reparado o seu motor, esse barulho não deve ser nada de grave. Alguma valvula mal afinada ou algo assim.

  7. #7
    Carrinho Rolamentos Clássico Miguel Brito's Avatar
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    Por Defeito

    Se o motor depois de aquecer deixa de fazer "barulhos", mesmo ao ralenti, acredito que não seja muito grave.

    Pode ser a gola da turbina a roçar, antes do termóstato abrir por completo. Verifica-se isso, introduzindo a mão (com cuidado!) na frente da turbina (Nota- frente é sempre frente do carro) para mover a gola manualmente, descobrindo se roça ou não. Caso roce, reafinar a distância.

    Para uma auxílio mais pormenorizado, tentar pôr a questão na secção "Oficina" e "geral" no www.**************.

    Com os cumprimentos de Miguel Brito (Born in 1966), dono da "Gilda" Kombi Splitscreen GL-36-04, quase como esse vermelhinho.
    Última edição por Markus : 05-04-2007 às 23:47 Razão: Não é permitido cruzar topicos entre foruns.

  8. #8
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    Por Defeito

    Amigo Miguel Brito, efectivamente o que me dizes para fazer foi uma das primeiras coisas que eu fiz e já o pus a trabalhar sem a turbina (pouco tempo para não aquecer de mais). e ficou na mesma. Penso que será mesmo alguma coisa a bater dentro do motor ou as valvulas (que já foram afinadas) poderei ter que substituir alguma. De qualquer forma já decidi abrir de novo o motor pois tenho receio de estragar alguma coisa. Logo que tenha alguma novidade digo alguma coisa. De qulquer forma obrigado pela ajuda.

    Um abraço

  9. #9
    Carrinho Rolamentos Clássico Pedro Meck's Avatar
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    Por Defeito

    boas,
    uma das formas de ver se é uma biela a bater é desligar os fios de vela um por um e ver se deixa de fazer o barulho. pode fazer se com o motor a trabalhar que se nota logo a difrença no barulho.
    bem boa sorte e que não seja nada de grave.

  10. #10
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    Por Defeito

    Amigos já fiz o que diz o Pedro Meck e parece-me que faz o mesmo barulho. A mim parece-me que poderá ser das valvulas que não foram novas. Foram afinadas e parece-me que o motor trabalha certo mas não tenho a certeza se forom bem afinadas. Alguem sabe qual é a ordem de afinação das valvulas? O meu motor tem uma sequencia de combustão 1-4-3-2. Obrigado por alguma ajuda.

  11. #11
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    Por Defeito

    1/ Não será mas um modelo 67 e não 66?
    2/ O barulho dá-se quando? Tipo a decelerar brutalmente (80 para 65 km/h) note-se o "bater"? Se sim, provavelmente capa de biela. A melhor maneira de o descobrir é de facto de desligar os cabos de velas um a um (motor em marcha, com luvas espessas, senão da choques) e ver se o barulho note-se mais? Mas se fosse uma bielas a bater seria sempre e não só em baixo
    Mas pode ser tanta coisa como o off-set das bielas estar errado...não traz problema mas nas baixas e é mais barulhento a frio
    3/ Folga as válvulas, não ha ordem em particular, mas o valor é o.15mm tanto ao escape como a admissão. Podes ir brincar a 0.10mm mas terás de fazer o controlo da afinação mais vezes.
    Back from the Darkness.
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  12. #12
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    Por Defeito

    Caro amigo agradeço desde já a tua ajuda. Em relação a tua pergunta 1) Realmente o livrete é de Novembro de 1966 e pelo que sei apartir de Setembro os modelos passam a ser considerados do ano seguinte pelo que poderás ter razão ao dizer que será o modelo de 67. Em relação a questão 2) O barulho é mais ao ralenti e quando desacelero. Quando acelero a fundo deixa de fazer barulho. Peço desculpa pela ignorancia mas o que é o off-set das bielas? 3) as valvulas foram afinadas a 0,2 que é como diz nos livros da especialidade será que se afinar a 0,15 ou 0,10 melhorará? Mais uma vez obrigado pela ajuda.

  13. #13
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    Por Defeito

    Bem...a afinação da folga as valvulas não 0,20mm mas sim de 0,15mm motor frio com uma temperatura ambiente de 20ºc (Dont laught...são os dados da VW!). Agora o teu motor que foi totalemente reconstruido, as cabeças ja foram reapertadas desde que o carro esta a andar? (Valores de 2º aperto=> 3.2 daN.m, se estiveres em M10 no teu motor com material VW de origem, 2.8 daN.m com M8 germany e 2.5 daN.m em M8 qualidade Bresil) Teoricamente é dispensavel, mas as vez o material é tão mau que ... SE o aperto das cabeças estiver mal, difficilmente a afinação sera boa Verifica tanbem o avanço da ignição que esta a 7,5º, platinados a 0,40mm (0,42mm=> mais ou menos 50º de Dwell), tubo do vacum ligado, capsula de avanço a vaco a funcionnar Se esses perifericos estiver bons, iremos proceder por eliminação
    São linhas gerais porque sem ver o motor....
    Última edição por Hong Kong Syndicate : 07-04-2007 às 19:35
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  14. #14
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    Por Defeito

    Caro amigo mais uma vez obrigado por me estares a ajudar. Como já deves ter-te apercebido eu não sou nenhum especialista nisto nem é sequer a minha arte, longe disso mas faço isto por gosto. Os conhecimentos que tenho é atraves de leitura e ajuda de amigos. Em relação ao que me perguntas o carro andou apenas cerca de 10 Kms porque tive medo de estragar, mas na verdade em andamento não se nota o barulho. O material efectivamente é de origem Brasileira. Vou afinar as valvulas para 0,10 e ver o que acontece.

  15. #15
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    Por Defeito

    10 km? Não andou nada, por ist pode ser simplesmente ele a "acamar" e como os jogos de funcionemente são largos nos motores VW Ar eles são por naturesa mas barulentos, mesmo assim, folga as valvulas de 0,15mm, e não 0,10 sobretudo com material brazuca.
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  16. #16
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    Ok. Vou fazer isso, depois digo alguma coisa. Obrigado

  17. #17
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    Amigo HKS estive hoje a afinar as valvulas do meu carocha. Voltei a montar tudo direitinho cloquei o motor em marcha e faz ainda algum barulho, pelo que verifiquei não me parece das valvulas, mas sim um barulho de dentro do bloco. Deixei o carro aquecer bem e depois fui dar uma volta cerca de 5 ou 6 Kms. e pareceme-me que o motor melhorou. Penso que tem razão qundo diz que faltam Kms ao motor para ele acamar. No entanto como ja disse não sou especialista na arte apenas um habilidoso que gosta disto e pens que durtante a reparação fiz alguns erros que passo a expor: 1- Não soprei os canais de lubrificação 2- ao apertar as colassas filo sem chave dinamometrica 3- a cambota tem um pouco de folga longitudinalmente (penso que lhe poderei meter mais algumas anilhas junto ao volante do motor 4-O oleo que meti foi 15W 50W. Perante o exposto que conselho me dá? Obrigado

    Um abrço

  18. #18
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    Junto aqui algumas fotos do motor desmontado e já no sitio com falta de alguma s peças ainda.
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  19. #19
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  20. #20
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    Por Defeito

    Boas,

    Esse barulho pode ser da bomba de óleo. Tão simples quanto isso. Há muitos carochas que fazem um ligeiro barulho da bomba de óleo.

    Pode andar assim, desde que não seja nenhum barulho muito forte.De qualquer forma , experimente trocar a bomba de oleo antes de abrir o motor.

    abraço

  21. #21
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    Sem chave dinamometrica o_O È gostar do perigo, os apertos com a ordm para apertar dos componentes do motor são cruçias.
    Pergunta mais "funda", o motor foi tipo controlado, broqueado em linha etc, porque estas a falar de bronzes e casquilhos novos, ou nem por isto?

    1- Não soprei os canais de lubrificação
    Convinha de ter sido feito
    2- ao apertar as colassas filo sem chave dinamometrica
    Ja disse, nem que seja com a chava do Lidl para ter ao menos o mesmo aperto e elongação
    3- a cambota tem um pouco de folga longitudinalmente (penso que lhe poderei meter mais algumas anilhas junto ao volante do motor
    Quanto? E não vai ser com anilhas, alaesa tens a 3 atraz? Esta folga pode vir de um erro de rectificação ou de um bronze ou mesmo do desgaste da camboat
    4-O oleo que meti foi 15W 50W. Perante o exposto que conselho me dá?
    Desde que seja mineral! 15w50, 20 w50 é quas a mesma coisa. Esta com quanto km?

    Obrigado
    De nada! ja agora coloca a pega da mala no bom sentido!
    Última edição por Hong Kong Syndicate : 10-04-2007 às 14:45
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  22. #22
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    Caro amigo HKS tal como já referi varias vezes, esta reparação que fiz foi em casa e eu não sou nenhum especialista no entanto decidi correr o risco.
    Em relação a retificações não foram feitas nenhumas uma vez que não me pareceu necessario A cambota tinha 55mm que diz nos livros da especialidade. Ao que me parece aquele motor já tinha sido retificado e ao que me parece mal pois retificaram os carteres no sitio da cambota para 66mm contra os 65mm de origem o que me deu alguma dor de cabeça. As tres anilhas junto ao volante do motor estão lá. Acha que devo desmontar o motor e reapertar as culassas com a chave dinamometrica? A bomba de oleo tinha um bocado de folga, poderá ser isso?

  23. #23
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    Abrir e controlar (mandar fazer) o bloco! E ja com 1mm de rectificação o bloco deve estar mal... 55mm com que material? Pé coulisse ou micrometro? etc...
    O bloco aberto tem de ser controlado. Tenho um NOS em casa e vai ser controlado, mesmo sendo novo! Quanto mais um velho!
    A olhar pelas fotos note-se marcas nos appoios do bloco,
    A montagem é ao alcanço de cada um, mas requir rigor e metodo, mas meter peças novas com bronzes e casquilhos novos num bloco não controloda não serve de nada. Tens de o abrir e mandar controlar bloco (as linhas de cambota e de exentricos)/ cambota e ver como estão.
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  24. #24
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    Mais uma vez obrigado, pela ajuda que me tens dado. Ontem fui dar mais uma volta no carro e o motor depois de aquecer deixa quase de fazer barulho em andamento não faz barulho nenhum. Depois de bastante tempo a trabalhar a luz do oleo ao ralenti começou a piscar (verifiquei o oleo e está ao nivel), Não poderá ser problemas de lubrificação. E se eu tentasse andar mais alguns Kms com o carro e ver como ele se comporta?

    Um abraço

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Veronique Ver Post
    Depois de bastante tempo a trabalhar a luz do oleo ao ralenti começou a piscar (verifiquei o oleo e está ao nivel), Não poderá ser problemas de lubrificação. E se eu tentasse andar mais alguns Kms com o carro e ver como ele se comporta?
    Tente o seguinte, para ver se tens um problema de pressão de óleo: arranca com o motor uns 30 segundos para fazer subir a pressão no circuito até a luz do óleo se apagar. Desliga tudo, e logo a seguir roda a chave só para o contacto, a lâmpada da pressão tem de se pagar "quase" de imediato(isto com o intuito do que o sensor esta Ok). Senão o fizer estas com um problema de pressão e logo de lubrificação o que pode danificar o motor, agora do que será, sem ver o motor é complicado!
    Última edição por AlfElísio : 11-04-2007 às 19:42
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  26. #26
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    O que o nosso amigo HKS esta a dizer é verdade e aproveita que nesses motores é um expert que me costuma tirar algumas duvidas mais tecnicas.

    Apenas mais umas dicas: tal como foi dito, meter bronzes e abrir o bloco é um trabalho que tem de ser tudo muito bem controlado. E deve ser ser feito por um bom torneiro. Geralmente é ele que manda na medida da nova rectificação, sendo que se o bloco já estiver demasiado batido tem de ir para a medida seguinte...

    Não é trabalho para ser feito a olhómetro e pode acontecer teres folga nos bronzes ou estes estarem fora da medida ou até algum empeno na combota que origina folga axial na mesma e o "bater". Ao aquecer e com o dilatar do material a situação pode ser suavizada.

    De qualquer forma se for esse o caso não vale a pena arriscar: o ideal é abrir, levar a um torneiro especializado e comprares uma nova combota. A rectificação do bloco é cerca de 50€ + uma combota custa cento e poucos euros. Os bronzes tambem não são caros... Por esse preço na minha opinião não vale a pena o risco de estragar o bloco..

    De qualquer forma o motor 34cv é naturalmente "barulhento"...
    Última edição por AlfElísio : 11-04-2007 às 23:47

  27. #27
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    Eu não sou nenhum perito, simplesmente tenho imenso gosto na mecânica VW Ar! E em toda modéstia, também já dei cabo de alguns!
    Esta a dizer que depois ao ralenti que a lampada esta a se ascender... duvida: a qual? Do lado esquerdo ou do lado direito?
    Última edição por Hong Kong Syndicate : 11-04-2007 às 23:38
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  28. #28
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    A lampada que está a acender é a do lado esquerdo. Estive durante a tarde a medir a folga da cambota logitudinalmente e tem + ou - 1,6mm de folga penso que será de mais, as trés anilhas junto ao volante estão lá, será que posso meter anilhas de outras medidas para retirar um pouco de folga.

  29. #29
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    1mm, ja é muito! E não vais compensar com simplesmente anilhas. Vais ter de abrir!
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  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por Hong Kong Syndicate Ver Post
    Tente o seguinte, para ver se tens um problema de pressão de óleo: arranca com o motor uns 30 segundos para fazer subir a pressão no circuito até a luz do óleo se apagar. Desliga tudo, e logo a seguir roda a chave só para o contacto, a lâmpada da pressão tem de se pagar "quase" de imediato(isto com o intuito do que o sensor esta Ok). Senão o fizer estas com um problema de pressão e logo de lubrificação o que pode danificar o motor, agora do que será, sem ver o motor é complicado!
    Amigo HKS já fiz o teste para verificar a pressão do oleo mas alampada fica sempre acesa. Parece que tenho mesmo um porblema de pressão de oleo e logo de lubrificação. Penso que poderá ter sido de não de soprado os canais de lubrificação. Poderei tentar soprar os canais através da valvula de prssão sem ter de desmontar o motor?

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