Rede MPL:

A mostrar resultados 1 para 14 de 14

Título: Volante em Madeira - Restauro ou Substituição?

Carrinho Rolamentos Clássico ACe's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito Volante em Madeira - Restauro ou Substituição?

O volante representa a primeira e mais forte impressão entre cada um de nós e o nosso clássico.
    Considero o volante um dos componentes mais influentes na estética interior de um automóvel.
    Como peça sujeita a constante esforço de tracção e torsão(direcção,apoio do condutor para sair do carro,peso do condutor para se sentar correctamente,etc) além da exposição ao sol(e às vezes à chuva), o volante acaba por se degradar mais depressa.
    No caso dos volantes de madeira a degradação causa o embaciamento e quebra da camada de verniz,as fissuras na madeira e numa fase terminal do estrago, o apodrecimento da madeira e oxidação do aro de metal.
    Nesta última fase já é difícil e muito custosa a reparação.
    Na fase das fissuras da madeira e estalar do verniz, a recuperação é viável embora exija muita paciência e imensa mão de obra.
    É o caso que aqui apresento.
    São fotos do volante "Hellebore" do Alfa 1750 Spider Veloce de 1970.

As quatro primeiras são do "antes".
    Attached Images

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito Volante em madeira-Restauro ou substituição

Aqui fica o resultado final.
    Uma nota para a dificil tarefa de colocação de tiras de madeira em arco,como se pode ver melhor na segunda foto(emenda).
    Attached Images

Moderador Geral ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

ACe, será que podes explicar os passos que deste para a execução do restauro do volante? Seria excelente!

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

parabéns pelo restauro, penso que deu um trabalhão mas obra de arte final está a vista

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Os passos dados foram:

-Limpeza e ligeiro polimento dos braços metálicos do volante.

-Limpeza do centro com logotipo

-Retirar manualmente todos os pedaços de verniz meio soltos

-Aplicação de pequenas quantidades de decapante seguidas de trabalho manual com lixa para retirar gradualmente o verniz mais agarrado,sem "comer" a madeira-Horas de trabalho e kg de paciência.

-Injecção de cola de sapateiro(fica flexivel) nas fendas da madeira,até onde foi possível,com o intuito de preencher os espaços ocos entre os varios arcos de madeira e outros causados pela deformação dos aros de madeira em relação ao aro de aço do volante.

-Aplicação de massa de enchimento de madeira de nogueira(aproximada) nas fendas do volante.Deixar secar bem.

-Colocação e colagem dos arcos de madeira soltos. Possivelmente por serem de madeiras de diferente qualidade,destacaram-se do resto por terem indices de dilatação/contracção diferentes. Mais uma vez foi usada cola de sapateiro!

-Com o volante já "cheio" passou-se à fase de lixagem e posterior limpeza de impurezas.

-A fase final consistiu na aplicação de verniz, do seguinte modo:camada de verniz seguida de passagem de lixa fina seguida de limpeza de impurezas.

-O procedimento anterior foi efectuado quatro vezes antes do acabamento final de verniz.

Este foi um método caseiro de restauro que superou as minhas expectativas,atendendo ao estado inicial do volante.
    Autêntico "labour of love".

Uma nota final para o obreiro deste restauro,o meu Pai, que no dia do seu 79º aniversário ,me entregou esta fabulosa prenda.

Claro que já comprei outro volante para o Alfa Spider, pois este vai ficar na minha colecção de automobilia.

Futuro Clássico Roger Morgan's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Só duas palavras: Muitos Parabéns

Convidado
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

E eu 2 frases:

1. Parabens pelo excelente trabalho.
    2. Obrigado pela partilha.

Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Agradeço os simpáticos comentários,que endosso para o autor do restauro.

Moderador Geral ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ACe Ver Post
    Os passos dados foram:

[...]

Uma nota final para o obreiro deste restauro,o meu Pai, que no dia do seu 79º aniversário ,me entregou esta fabulosa prenda.

Claro que já comprei outro volante para o Alfa Spider, pois este vai ficar na minha colecção de automobilia.
    Obrigado por ter acedido ao meu pedido e assim ter enriquecido este Fórum.

O trabalho está excelente e merece os maiores elogios. Parabéns ao seu pai!

Compreendo bem que esse objecto tenha passado de mero volante a peça de valor sentimental.

Triciclo a Pedais Clássico A.Cruz's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Em relação aos volantes em madeira tenho bastante experiência, pois tive como carros do dia a dia um Alfa Romeo 1750 GTV e um 2000 GTV.
    A partir da primeira rachadela no volante o processo de degradação acelera-se muito, devido à entrada de humidade para o interior da madeira.
    Isto provoca o aumento de volume do aro metálico interior devido à sua oxidação=ferrugem...
    Aqui já só se o recupera abrindo-o, retirando a madeira e eliminar a ferrugem do aro com um produto próprio, e depois acertar novamente a madeira com cola apropriada.
    Para evitar todo este trabalho, o melhor é prevenir; logo que apareça o primeiro sinal de perda de verniz protector, reenvernizá-lo logo que possível.
    Isto deve ser feito por quem domine a técnica de envernizamento com polietileno(?), pois não deve ser seco com temperaturas altas de modo a não empenar o volante.
    Espero que isto ajude.
    Cumprimentos,
    Alberto Cruz

[QUOTE=ACe;9073]O volante representa a primeira e mais forte impressão entre cada um de nós e o nosso clássico.
    Snip»»»»»»»»»»»»
    Última edição por A.Cruz : 03-02-2007 às 15:41 Razão: Mistakes

Triciclo a Pedais Clássico
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito Volante GT JUNIOR 1600

Citação Originalmente Colocado por ACe Ver Post
    Agradeço os simpáticos comentários,que endosso para o autor do restauro.

Caro ACe - antes de mais Parabéns pelo optimo trabalho do seu pai - eu tenho um caso idêntico, mas penso que pior ainda - o meu volante do GT JUNIOR 1600 está-se a desfazer - a minha mãe tem muito jeitinho e paciência para essas coisas - acho que é a ela que vou recorrer - aqui vai uma foto do volante ...
    Attached Images

Hong Kong Syndicate
    Convidado

Por Defeito

Cola de sapateiro para colar madeira :/
    Cola para madeira esta bem, mas não cola de contacto, pf!
    Restauração do meu Speedwell da Formuling
    Encontrei-o neste estado...rachado, quase sem verniz, cheio de gordura/ sebo.... braços em alumínio bem oxidados.

Antes de tudo foi esfregado com esfregão verde com agua quente e sabão azul para tirar o sebo... e deixado a secar ao ar livre e seco (a sombra)
    Injecção de cola para madeira nas fendas e apertei as ditas com serra juntas e calços adaptados (vulgos tacos de madeira furado a 25mm e cortado ao meio a seguir, permitia poder apertar o volante sem que os serra juntas se metesse a escorregar.
    Deixo em paz uns dias.
    Desmontar...lixa fina, um faca/ bocado de vidro partido para raspar as marcas antigas de verniz e os excessos de colas. Lixa cada vez mais fina ate chegar ao mais perfeito possível.
    Preparei então o verniz
    As primeiras camadas foram de 30% de verniz qualidade marítimo NÃO celulósico com 70% de diluente compatível.... aplicado a saturação em varias camadas com passagem de lixa media entre cada camada.
    a seguir 50/50, depois 70/30. A ideai é de nutrir a madeira, de criara condições para o verniz se manter e ser resistente tanto a abrasão como ao tempo.
    As ultimas camadas foram a 90/10 para poder esticar o verniz, com passagem de palha de aço ultra-fina entre cada camada.
    Resultado =

Os braços:
    Lixa de agua com sabão...comecei com 320 e acabei com 2000, agua limpa a cada mudança de grão de papel. Acabamento com polidor “Rinci” e algodão de maquilhagem
    Esta como novo... e aguente-se melhor do que um moderno com verniz celulósico
    Última edição por Hong Kong Syndicate : 23-02-2007 às 15:13

Bicicleta Pasteleira Clássica Ricardo S.'s Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

mais umas exelentes dicas ... pena a qualidade das fotos não estarem à altura dos trabalhos

Moderador Geral Marco911carrera's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Um trabalho fantástico, o resultado final foi excelente!
    Marco Santos

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.